Maman a aranha de Louise Bourgeois

Maman a aranha de Louise Bourgeois Por Errika Gerakiti traduzido por Valdelice Neves

Ver esta escultura de perto é realmente emocionante! Sentimos sua ameaça e proteção ao mesmo tempo. É bela, impactante e entendê-la enriquece sua criação.

Maman é uma das esculturas mais icônicas já criadas. Suas dimensões são monumentais e só podem ser instaladas ao ar livre ou em um edifício industrial. A impressionante aranha fica bem acima do solo em oito pernas altas e finas, permitindo que os espectadores andem por baixo e ao redor dela. Louise Bourgeois fez a poderosa escultura para a Tate Modern em maio de 1999. Todo o conceito por trás desta instalação era mostrar os diferentes estágios da maternidade, um tema central no trabalho de Bourgeois.

Maman a aranha de Louise Bourgeois

As Primeiras Aranhas

A aranha gigante é um motivo regular de Louise Bourgeois. Ela criou sua primeira aranha em 1947, em um modesto desenho de tinta e carvão.

Mais tarde Bourgeois criou a primeira escultura de aranha, usando objetos encontrados e formas geométricas. O corpo da aranha consistia em um frasco de vidro com uma base redonda que continha um líquido azul. O frasco estava pendurado sob um globo feito de aço. Ambos foram apoiados por pernas de tubo de aço, que se dobraram em ângulos específicos para manter o corpo da aranha um metro acima do solo.

Estrutura de Maman

Como já mencionado, Maman é uma escultura com dimensões enormes. Para ser mais preciso, tem 9,2 x 8,9 x 10,2 metros e pesa 3.658 kg. O corpo central e as pernas são feitos de aço e bronze. Ao ficar debaixo da aranha, o espectador pode ver sua área da barriga, que tem 17 ovos brancos e cinzas feitos de mármore. Eles são todos mantidos juntos e protegidos em um saco de malha. Costelas irregulares e estreitas fornecem suporte à malha. As costelas também são uma continuação da espiral com nervuras, que abraça a parte superior do corpo e as pernas de Maman. Além disso, há nubbins de mamilos emergindo da malha, que são perturbados por buracos. Os furos têm várias formas, mas são principalmente em forma de diamante, circulares e triangulares.

Bourgeois criou as pernas para que se pareçam com colunas de uma catedral gótica. O design geral dá aos espectadores a sensação de que estão em uma igreja aberta. Os ovos de mármore branco e cinza são uma referência à Célula (Três Esferas de Mármore Branco), outra obra de arte de Louise Bourgeois. Na Cela, podemos ver uma pequena esfera branca feita de mármore se aconchegando entre duas maiores.

Maman a aranha de Louise Bourgeois

Qual é o significado de Maman?

Maman é a palavra francesa para mãe, a palavra que as crianças usam para chamar suas mães. O nome sublinha as contradições dinâmicas do papel da mãe na vida de cada criança e, neste caso, do artista. Além disso, para acompanhar a escultura, Louise Bourgeois publicou nove gravuras, intituladas Ode à Minha Mãe, que explicam por que a aranha é uma figura materna – sua própria mãe de fato. No entanto, esse não é o único significado da escultura. Também representa o processo artístico em geral, que o artista entendeu como o de uma aranha. Bourgeois acreditava que criar uma obra de arte, como um desenho, era como liberar uma substância, uma secreção, assim como um fio de teia de aranha.

No entanto, a aranha sempre foi um símbolo de medo, revolta e até morte se alguém pensa em uma aranha viúva negra. O gigantesco aracnídeo também é sinistro e ameaçador. Isso até traz de volta memórias de dor e pesadelos. Louise Bourgeois tratou o processo criativo também como um meio de lidar com experiências traumáticas ou dolorosas do passado. Por exemplo, ela era um bebê prematuro, deu à luz no dia de Natal. Além disso, ela perdeu a mãe quando tinha 21 anos, uma experiência que a abalou até o âmago. Então, Maman retrata o horror da artista quando perdeu sua mãe, mas também o véu emocional da maternidade em todas as suas nuances.”

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