PAMPULHA IATE CLUBE – 60 ANOS DE HISTÓRIA

PAMPULHA IATE CLUBE – 60 ANOS DE HISTÓRIA

Fotos divulgação

O PAMPULHA IATE CLUBE – PIC está completando 60 anos. Ele nasceu de um sonho, foi idealizado para oferecer um cenário grandioso e exuberante. É um Clube diferenciado e se destaca por possuir um dos maiores complexos esportivos do país e área verde de grandes proporções. Seu projeto é arrojado, reúne a assinatura de três grandes mestres: Oscar Niemeyer, Cândido Portinari e Roberto Burle Marx, cujos belos jardins emolduram seus mais de 70 mil metros quadrados.

O PIC goza do mais alto conceito junto à sociedade mineira e faz parte da história da capital. É conhecido nacionalmente pela sofisticação e importância social e tornou-se referência de lazer com qualidade, fruto de um passado brilhante construído em bases sólidas. Cada um dos 13 presidentes que por aqui passaram, imprimiram sua marca e trabalharam incansavelmente, com amor e dedicação, em prol da causa PIC.

.

O atual presidente é Wilson Alvarenga de Oliveira Filho, que comanda o Clube de 2018 a 2022. Na lista de ex-presidentes temos: José Olímpio de Castro Filho (in memoriam), de 1961 a 1963; Jose Cabral (in memoriam), de 1963 a 1971; Sandoval Soares de Azevedo Filho (in memoriam), de 1971 a 1977; Paulo Mafra (in memoriam), de  1977 a 1981; José Luiz Santos Azevedo (in memoriam), de 1981 a 1986; Felix Ricardo Gonçalves Moutinho, de 1986 a 1990; Edison Simão, de 1990 a 1994; Antonio Mafra, de  1994 a 1998; Tiago Jacques Gonçalves, de 1998 a 2002; Evandro Veiga Negrão de Lima, de 2002 a 2006; Carlos Augusto Passos, de 2006 a 2010; Edison Simão, de 2010 a 2014; e Antonio Eustáquio da Rocha Soares, de 2014 a 2018.

Há 60 anos a cidade parou para aguardar a inauguração do novo Clube, que aconteceu em 26 de janeiro 1961, com a presença de vinte mil pessoas, entre elas o então senador Juscelino Kubitscheck, como paraninfo da cerimônia.

Nessas seis décadas, muita coisa mudou, mas o clima familiar e o espírito de amizade continuam sendo os principais motivos que levam quatro gerações de associados a se reunir. Os sócios sentem orgulho de fazer parte da Família PIC, por tudo que o Clube representa na vida dos milhares de associados, que o elegeram como a extensão de seus lares, proporcionando lazer e qualidade de vida. Um brinde aos 60 anos do PIC e que venham outros 60.

O presidente do PIC Wilson Alvarenga de Oliveira Filho e sua esposa Lucinha.

Presidente do PIC conta como o Clube está enfrentando o momento atual de pandemia

 Com um amplo conhecimento do PIC, já que atuou em diversas diretorias, o atual presidente Wilson Alvarenga de Oliveira Filho vai comandar o Clube até maio de 2022. Surpreendido pela pandemia do Covid 19, como todos nós, nesta entrevista Wilson fala um pouco de como é estar à frente do Pampulha Iate Clube em meio esse cenário conturbado que todo o planeta está vivendo, sobretudo no ano em que o Clube celebra 60 anos de história.

 

  • A pandemia afetou as comemorações dos 60 anos do PIC?

Desde 2020 a Diretoria vem elaborando uma programação diversificada a altura das tradições do PIC, que se iniciaria em janeiro deste ano, mas em função da pandemia tivemos que aguardar. Tudo isso prejudicou e muito o objetivo de fazer uma festa grandiosa, mas estamos na expectativa de que, na medida em que a vacinação avance, as coisas voltem um pouco ao normal para realizarmos uma série de eventos comemorativos.

  • Em maio de 2022 termina o seu mandato. Como o próximo presidente o receberá?

Ao assumir a presidência em 2018, já tendo atuado como vice-presidente em gestões anteriores, encontrei o Clube muito organizado. Mas cada um que assume imprime a sua marca e foi o que eu fiz. Ao assumir, incrementei o setor de eventos que elaborou uma programação inédita e ampla para todas as idades, todos os finais de semana. Investi no setor de comunicação que ampliou sua atuação. Adquiri um moderno software de gestão de clubes que dinamizou todos os processos internos e modernizou o sistema de acesso através de biometria. Eu tenho a certeza que ao transferir o mandado para o próximo presidente, em maio de 2022, ele vai encontrar o PIC impecável em termos que obras e manutenção e vai ter a oportunidade de dar prosseguimento ao que realizamos.

 

  • O que foi feito no Clube durante o seu fechamento decorrente da pandemia?

Durante o primeiro fechamento em que o Clube esteve totalmente fechado, aproveitei a oportunidade para realizar obras que não seriam possíveis com ele aberto. Os sócios ficaram extasiados ao voltar e encontrar o Clube ainda mais bonito. Reformamos os campos de futebol e todas as quadras de peteca. As quadras de tênis de saibro, que já sediaram torneios importantes, entre eles o Roland Garros, foram totalmente reformadas para preservar o seu alto padrão de nível internacional. Na piscina semi-olimpica todos os azulejos foram trocados e reformamos a ilha da piscina social. Construímos rampas de acessibilidade nos banheiros da Pérgula. Reformamos os vestiários e saunas masculina e feminina.  Instalamos um moderno sistema de som na área da piscina social, que se estenderá por toda a sede. Criamos vagas para motocicletas e vagas especiais para cadeirantes e idosos. Fizemos a limpeza e a capina geral, conferimos cada cantinho da sede e nada passou despercebido. No segundo fechamento reformamos o Bar Infantil que ganhou nova cozinha e novo layout para atender melhor aos associados e agora estamos instalando um elevador panorâmico, para garantir mais conforto e comodidade para os sócios. Os jardins de Burle Marx são mantidos conforme projeto original. Temos atenção redobrada com os jardins e, nesta Pandemia foram alvos de cuidados especiais, para que fiquem como estão agora, belíssimos e  de encher os olhos. Além de profissionais especializados terceirizados, temos uma equipe de jardinagem de primeira linha no próprio Clube. A arquitetura de Niemeyer, em especial o salão e festas e a Pérgula também estão passando por intervenções nas lajes de concreto aparente, marca do artista, em virtude das chuvas. Já o Painel “Peixes” de Cândido Portinari foi restaurado na Gestão do ex-presidente Evandro Veiga Negrão de Lima. A obra está impecável e é um dos belos cartões postais da sede. O PIC é tombado pelo Patrimônio Histórico, e as obras desses três grandes mestres fazem parte da história da nossa capital e do país, temos que cuidar e preservar.

A atual diretoria do PIC:Romulo Corrêa Moreira (Comercial); Afonso Otávio Cozzi (Recursos Humanos); Arnaud Gazzi e Veiga (Financeiro e Contábil); Wilson Alvarenga de Oliveira Filho (presidente); Hudson Venancio da Silva (PIC Pampulha); Jamil Nahass (Saúde); Carlos Alberto Rangel Proença (Secretaria); João Henrique Franco Garcia (Obras e Reformas).

PIC LANÇA CAMPANHA PIC SOLIDÁRIO

Família PIC unida para ajudar outras famílias!

O Pampulha Iate Clube lançou a Campanha PIC Solidário, que tem por objetivo arrecadar alimentos não perecíveis (arroz, feijão, açúcar, óleo, etc.), itens de higiene pessoal (sabonete, papel higiênico, álcool em gel, creme dental, fio dental, etc.) e agasalhos (roupas de frio, cobertor, etc.) para ajudar famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade, em virtude da crise causada pela pandemia da Covid-19.

As doações estão sendo recebidas desde o mês de março e seguirá enquanto durar a pandemia. Toda arrecadação está sendo encaminhada à instituições credenciadas e projetos da Capital e a entrega registrada por fotos e vídeos e postada nas redes sociais.

Até o momento recebemos cerca de 2 toneladas de alimentos que foram entregues para a Cruz Vermelha; Casa do Hip Hop Taquaril; Vicariato Episcopal para Ação Social; Paróquia Santo Inácio de Loyola; Centro Espírita Manoel Maria da Silva; Projeto Copacabana na Rua; Projeto Nós da Rua e Centro Infantil Chico Xavier.

Esta será uma forma de nós, que temos o privilégio de fazer parte da Família PIC, nos unirmos em prol de uma causa social de grande alcance e de estender as nossas mãos para auxiliar outras famílias.

A participação de todos é fundamental e as doações podem ser entregues de segunda a sexta, das 9h às 16h, no portão principal do PIC Pampulha, na Rua Ilha Grande, 555 – Pampulha.

One thought on “PAMPULHA IATE CLUBE – 60 ANOS DE HISTÓRIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *