Mães de Primeira Linha 2021 – Maria Elvira Sales Ferreira

Mães de Primeira Linha 2021 – Maria Elvira Sales Ferreira

Admiráveis mães

Fotos – arquivo pessoal

Meu amigo José Lopes pediu-me opinião sobre o tema Mães, devido à data comemorativa. Pensei e repassei as dezenas de estórias e filmes que fazem esse assunto tão comovente. Os pais que nos perdoem, mas a ligação dos filhos com suas mães é umbilical – ouvem delas falas e canções ainda dentro da barriga! E é claro, lembrei-me da saudosa Dona Nieta (Maria Antonieta Salles Ferreira – Veiga Salles, nome de solteira – oriunda de Lavras por nascimento e de Nepomuceno por criação). Minha mãe estaria completando 112 anos. Saudades e minha homenagem, amadinha Nieta!

Depois disso, pensei em outras mães de minha admiração, que já se foram: Diva Coscarelli (Sra. Dr. Ennio Coscarelli), Glorinha Lima (Sra. Márcio Lima), Eunice Negrão de Lima (a tia Nice), Elvira Salles Alves (Sra. Dr. Navantino Alves), Hortência Noronha Horta dos Santos, Dra Orcanda Patrus (mãe do Deputado Agostinho Patrus), da Leila Kalil (mãe do Prefeito Kalil), Dona Elza Oliveira (mãe do PCO), Dona Zota Naves (matriarca dos Naves) e da jornalista Jane Zeymer Soares. A todas elas, minha homenagem! São mães que sempre me impressionaram pela garra e dedicação à sua família.

Sem dúvida, todas as citadas anteriormente são conhecidas senhoras de muito respeito e tradição. Além de tais menções, gostaria de falar um pouco sobre outras mães exemplares, que conheço e quero destacar aqui:

 

Norma Salvador

Uma mulher excepcional

(Perdoem-me, mas sou a chefe do deu imenso fã clube)

Médica respeitada, ginecologista, foi a única mulher na sua turma de Faculdade de Medicina da UFMG. Saiu da Bahia (Feira de Santana) para vir estudar aqui em BH. Do seu casamento com o famoso Dr. Jose Salvador Silva, nasceu uma família bonita, operativa e junto com o marido, todos apoiando, essa marca da Medicina de Minas Gerais que é a Rede Mater Dei de Saúde. Norma é especial: Terna, sensível, fina, mulher bonita e elegante, dedicada a família e as suas pacientes. Só tenho palavras de agradecimento a ela por ser quem é. Na pessoa da Dra. Norma, homenageio todas as mães de Minas – e sua simplicidade e grandeza do coração é o retrato de todas as mães mineiras.

Cidinha Guimarães

Mulher fora de série, empreendedora nata!

Ela e o marido Márcio formam um belo casal e são pais excepcionais do Mateus e do Mário, que são portadores de deficiência. Daí, buscando liberdade e segurança para seus filhos, mudaram-se de Belo Horizonte para Bichinho – que pertence ao município de Prados, mas todo mundo associa a Tiradentes. Eles residem há 12 anos nesse encantador vilarejo e são os maiores empreendedores da região: lojas, pousadas e um loteamento anexo ao sítio onde moram. E, ainda por cima, a Cidinha cuida de uma bela horta e é uma ótima filha para a Dona Alexandrina. Que mulher admirável! Mãe fantástica e amiga maravilhosa… Cidinha, você é nota 10!

Prisce Marie Benício

 Outra empreendedora

Jogadora de vôlei no Minas Tênis Clube com veteranas do esporte. Mãe de 3 maravilhosas filhas: Flávia, Priscila e Danielle. Entre elas, gostaria de destacar essa última que é uma artista na criação e modelagem para noivas, madrinhas, vestidos de 15 anos, etc. Tem até ateliê em São Paulo! Um sucesso! Admiro esse quarteto de mulheres fortes, ativas e todas mães dedicadas.

Sheyla Máximo

Química respeitada e professora da UFMG

Montou um empreendimento singular, a “JHS Biomateriais” que desenvolve enxertos ósseos, referência e inovação nesse mercado. Ela tem 4 filhas: Damiana, Ariadne, Tatiana e Natasha. Concilia tudo: empresa, maternidade, netos e ainda é globetrotter (adora viajar), além de ser atuante nas Amigas da Estrada Real. Uma figura carismática e ótima jogadora de buraco!

Cláudia Malta

Uma linda figura

Que tem um cabelo branco maravilhoso (o mais bonito de BH), bailarina profissional, casada com o intelectual e jornalista Mauro Werkema. Mariana, sua filha, é o fruto dessa relação e é carinhosamente chamada pelos pais de “Filhinha”. No sítio da família em Glaura (distrito de Ouro Preto), Cláudia cuida das orquídeas e recebe amigos. Durante muitos anos, atuou como diretora artística na Fundação Clóvis Salgado e, atualmente, está na Secretaria de Cultura com o Secretário Leônidas Oliveira. Uma grande colaboradora na Cultura de Minas e uma mãe dedicadíssima para a “Filhinha”.

Beatriz Abreu

Ativa, agradável

Beatriz Abreu é mineira de Belo Horizonte, suas pacientes são loucas por ela – dermatologista celebrada em Belo Horizonte. Mãe do jovem Henrique de Abreu
Neves, casada com um médico dermato como ela, o Dr. Leonardo Bueno Neves. Mas acredito que o fato de professar o Budismo sua maneira de ser tranquila,
sábia, suave, segura. As médicas são mães duas vezes – de seus filhos e eventualmente de suas pacientes, quando as tranquilizam, apoiam, orientam e curam.

Dra Cristiana Pace e Dra Bárbara Pace

Duas médicas excepcionais

Jovens filhas de uma mulher formidável, Ângela Pace (advogada, empresária e sócia da PHD – Pace Hospital Dia) e do advogado Marcelo Mascarenhas Silva de Assis.

Bárbara é ginecologista e mastologista de muito sucesso, já fez vários cursos internacionais, com destaque para São Paulo – aluna do famoso Dr. Pinotti – e especializações em clínicas da Itália. É casada com o radiologista Dr. Henrique, pais dedicados da Marcela e do Henrique.

Cristiana é oftalmologista também de muito sucesso. Ela é campeã de tênis, casada com o empresário Leandro Costa (Suggar). São pais da Joana, da Lara e do Pedro, adoráveis crianças! Essa família Pace me impressiona pela união, pela seriedade profissional e dedicação à Medicina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

One thought on “Mães de Primeira Linha 2021 – Maria Elvira Sales Ferreira

  • 15 de janeiro de 2022 em 16:17
    Permalink

    Que legal…!!
    Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim
    que puder… Boa sorte..!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *