Posse de Silvania Capanema no IHGMG
Posse de Silvania Capanema no IHGMG
Fotos – Renato Porto/divulgação
Posse de Silvania Capanema no IHGMG: A escritora e jornalista Silvania Capanema foi empossada associada efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, no último 9 de dezembro, em concorrida festividade, passando a ocupar a cadeira 23, cujo patrono é Augusto de Lima Junior. O IHGMG, fundado em 15 de agosto de 1907 pelo então presidente do estado Dr. João Pinheiro da Silva e um grupo de proeminentes líderes, é a mais antiga instituição cultural do estado, contando 116 anos de atividade ininterrupta. O Instituto tem por objetivo preservar e divulgar a história e a cultura mineiras, abrangendo áreas de conhecimento como História, Geografia, Antropologia, Arqueologia, Genealogia e Sociologia. Para tal, conta com sete comissões permanentes que promovem eventos culturais semanais e editam, anualmente, a Revista do IHGMG. Sua sede, na sobreloja do Edifício JK na rua dos Guajajaras, oferece ao público, para consulta, um amplo centro de documentação com biblioteca, hemeroteca, mapoteca, videoteca e medalhística.
A nova associada foi recebida à mesa diretora da Casa de João Pinheiro pelo presidente Dr. José Carlos Serufo, pelos presidentes-eméritos Aluízio Quintão e Wagner Colombarolli, pelo 3o. vice-presidente Ozório Couto, pelo secretário-geral Antônio Carlos de Albuquerque e pelos amigos convidados, Promotor Dr. Marco Antônio Borges, também membro do Instituto, e o Corregedor-Geral ao Ministério Público Dr. Mário Drummond da Rocha. Dentre os membros do Instituto presentes, o presidente-emérito Paulo Duarte Pereira, 1o. vice-presidente Stanley Savoretti, 2o. vice-presidente Marcos Paulo Miranda, 1o. secretário Iácones Vargas, as conselheiras Regina Almeida e Marilene Guzella Martins Lemos, Dr. Antônio Marcos Nohmi e Dra. Maria de Lourdes Gouveia.
A sra. Maria José Capanema foi convidada para entregar a Medalha João Pinheiro à sua filha Silvania Capanema, que foi saudada pelo Dr. Antônio Carlos de Albuquerque. Em seu discurso, além de apresentar o curriculum vitae da nova empossada, de rica trajetória tanto na arquitetura quanto nas atividades colaborativas e de liderança em entidades de classe, enfatizou sua paixão, desde a infância e influenciada pela família, pelos livros, viagens e culturas do mundo. Tal interesse levou-a a cursar jornalismo e a tornar-se, desde 2017, blogueira e autora de romances ficção: Tutankhamon: a Maldição do Anel, De encontro ao Acaso e Ilusão Fatal e ainda de uma biografia a ser publicada. Atualmente, prepara duas novas obras de base histórica e inicia carreira como roteirista de seriados.
Em seu discurso de saudação ao patrono Antônio Augusto de Lima Junior, Silvania discorreu sobre a influência de seu pai Augusto de Lima em sua carreira de juiz e de jornalista, citou belos trechos de sua obra poética e destacou sua polêmica obra literária que versa sobre a história colonial mineira e seus expoentes, como Aleijadinho e Tiradentes ( assista no Youtube/IHGMG).
Após a solenidade, a nova empossada ofereceu um alegre e descontraído coquetel aos muitos amigos e amigas que foram parabenizá-la. Presentes: família Capanema, desembargadora Márcia Milanês, colegas da Associação Municipalista de Letras de MG, Ângela Togeiro, Rogério Santiago, amigas da Associação Feminina de Letras de MG, Maria Elvira Sales Ferreira e Marcello Abi-Saber, amigas ex-caminhantes da Estrada Real, gente do meio cultural, jornalístico e empresarial.