Coluna José Lopes

Coluna José Lopes FOTOS: ARQUIVO PESSOAL / INTERNET / DIVULGAÇÃO

CLARO QUE ESTAREI NESSA

A Relações Públicas Denise Almeida Monteiro, do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura

A gloriosa Portela, minha escola de samba do coração, vai homenagear o ídolo da música brasileira Milton Nascimento como tema de seu enredo no carnaval do ano que vem.

Este colunista, viu o Clube da Esquina nascer no Ed. Levy, onde morava na época em que Bituca era pensionista e, ao lado da família Borges, teceu os primeiros acordes do grupo que se tornou referência na MPB.

Penso que deverá ter como um dos destaques um carro alegórico homenageando o Levy e o Clube da Esquina. Um camarote exclusivo para esse pessoal também cairia muito bem. Com a palavra os criadores do Clube, a saber, Marilton e Márcio Borges. Creio que, com a ajuda de Deus, mais uma vez vou cruzar a Marques de Sapucaí.

QUEM DIRIA
Apenas umazinha mineira entrou na lista das 50 Top Pizzas da América Latina, a Quintal 333 (16º lugar), lá da terra que mais exporta habitantes para os Estados Unidos, Governador Valadares.

As quatro primeironas são de São Paulo, com a Leggero Pizza Napoletana na cabeça. Outras paulistas entraram na seleção, bem como um punhado do Rio de Janeiro.

Coluna José Lopes

 

A artista plástica Mariana Laterza, filha do maior crítico de artes plásticas de Minas: Moacyr Laterza

 

ÊTA, PAISÉCO!
Os candidatos a sua vaga no Senado, empresários de obras públicas, empréstimos junto ao BNDS, inimigos e desafetos dele, políticos corruptos da direita e da esquerda, e uma vasta lista de bandidos devem estar soltando foguetes, abrindo vinhos e champanhotas de rótulos estratosféricos, além de programar uma passeada gigante, a princípio, em Curitiba. Depois da possível cassação do ex-juiz e Senador eleito Sérgio Moro.

PARCERIA COM ZIRALDO
Honrosamente este colunista teve colaborações do mestre Ziraldo. Em diversas edições da saudosa Feijoada do Lopes ele desenhou a camiseta da promoção.

A parceria contou com a inestimável colaboração do amigo Pedro Nunes Vieira que foi conterrâneo de Ziraldo em Caratinga e era o Tatú da Turma do Pererê. Nas raras vezes que vinha a Beagá o gênio tinha como restaurante preferido a Casa dos Contos, na Savassi. No almoço ou no jantar além de degustar os pratos que mis apreciava ficava por horas proseando e jogando conversa fora com amigos e os Pererês.

CABIDAÇO DE EMPREGOS

Não existem tribunais superiores eleitorais nos países desenvolvidos, a exemplo dos EUA que forma comissões para administrar os seus pleitos que depois são desativadas.

Tudo bem que o Brasil é muito mais desenvolvido que o Tio Sam (kkkkk), mas ter dois um federal e um estadual é demais, recheados de funcionários de todos os nIveis.

MINEIRO NA GUERRA DO VIETNÃ

A concorrida feijoada do restaurante do Minas I, aos sábados, também tem a sua mesa da “diretoria”, liderada pelo concessionário do estabelecimento, Tuíca Rabello. Um dos mais assíduos componentes é Alberto Pinheiro, o Ney. Ele tem uma história de vida impressionante que merece ser contada num espaço maior. Mas um episódio vale uma nota.

Nos Anos Dourados era um “Minas Boy”, apelido dos rapazes mais bem de vida da Capital que eram sócios do clube. Todavia, ele se mandou para os EUA a fim viver o “sonho americano”. Por uma circunstância ou outra, foi pego pela imigração e teve duas opções: ou era deportado de volta, ou serviria ao Exército Americano em plena e sangrenta Guerra do Vietnã, que durou de 1959 a 1972. Optou pela farda e depois de três meses de treinamento em Los Angeles embarcou para o embrião do conflito. Ficou oito meses no front e saiu ileso, voltando ao Tio Sam com direito ao greend card. Hoje, morando em Beagá, recebe uma pensão mensal vinda de lá de 2.500 dólares. Nada mal.

 

 

Coluna José Lopes

NOITE APOTEÓTICA

No clima de mudança de gestão da Sala Minas Gerais, na noite de 12 de abril, o concerto da Orquestra Filarmônica de MG foi marcado por momentos de muita emoção e tensão. Um deles foi o inusitado pronunciamento do Maestro Fábio Mechetti. Ele foi ao microfone para, em discurso de cerca de 15 minutos, manifestar-se contra a divisão do espaço em multiuso com outros eventos artísticos e culturais. Foi ovacionado delirantemente de pé pela plateia por longos minutos.

Saindo do imbróglio da gestão do magnífico prédio, Mechetti regeu seu afinadíssimo grupo de quase uma centena de artistas em praticamente dois espetáculos. O primeiro, o Dueto-Concertino, de Richard Straus, com a participação de Marcus Julius Laender no seu clarinete e do espanhol Adolfo Cabrerizo no seu fagote. E para terminar, a longa e impactante Sinfonia N 1º em Mi Maior, de Anton Bruckner, coroada ao final com chuva de palmas que fizeram tremer os alicerces do edifício. Este colunista, juntamente com outros convidados, ocupou o camarote do ICF – Instituto Cultural Filarmônica, presidido por Diomar Silveira.

EXPOSIÇÃO DE DESENHOS

Os artistas plásaticos Eymard Brandão, Claudia Renault, Marco Túlio Resende e Jade Liz

Neste ano de comemorações dos 80 anos da Escola Guignard, a exposição DESENHO TEMPO MATÉRIA mostra o trabalho de cinco artistas plásticos na Lemos de Sá Galeria de Arte, até 22 de maio. Nesta parceria com a referida escola, Amílcar de Castro, Claudia Renault, Eymard Brandão, Jade Liz e Marco Túlio Resende partiram de uma formação em comum: a prática do desenho no estudo das artes plásticas para domínio dos nossos meios de expressão. Como orientava o mestre Alberto da Veiga Guignard, passar do lápis para o papel modelos da figura humana, desenhos da paisagem e o construído pelo homem, vão ter sempre significativa importância nas diversificadas trajetórias de cada um. Neste sentido poderemos ver a linha sempre presente de formas explicitas ou ocultas atrás das formas que direcionou um primeiro olhar nos trabalhos desta exposição coletiva.

A glamurosa, inteligente e sensível, Sylvia Ribeiro

Coluna José Lopes

CONVERSA miúda

PUTIN, o baixinho – quase um nanico – mais invocado e carniceiro do planeta!

ACONTECE nos dias 4 e 5 de maio no Centro de Arte Popular de MG, na Praça da Liberdade, a Feira de Arte – Vozes de Arte com obras de seis artistas independentes com pinturas e desenhos: Mônica Mendes, Mônica Batitucci, Marcia Martins, Elisa Cândido, Maria Lila Caçador e Tânia Caçador.

ANOTEM! O ex-presidente do Cruzeiro, Wagner Pires de Sá, de triste memória para os torcedores do clube, pode voltar à mídia muito antes do que se pensa.

OS CANAIS de TV da segunda divisão, comendo poeira da Globo, têm tudo a ver com os campeonatos rurais.

MERRECA: o Secretário de Fazenda de MG, Luiz Cláudio Gomes, recebe dos cofres do Estado “apenas” R$ 44 mil/mês, fora os penduricalhos. Em pouco tempo, deverá chegar aos E$ 100 mil.

LULA e Maduro se merecem!

OBA! Autoridades federais e estaduais garantem de pés juntos que até 2050 acaba o pesadelo da BR-381 com a modernização do trecho entre a Capital e Neves da chamada Rodovia da Morte. Assim como a eterna duplicação da BR040 de Beagá e Juiz de Fora ficará prontinha da Silva no ano 2100. Aleluia!

A FRANCISCO, el Hombre lançou seu mais novo single “OUTONO”, parceria com a banda mineira Pato Fu. A faixa, uma nova versão de uma música do projeto solo da vocalista LÁZULI, é o terceiro single a ser revelado do disco pré-hiato, “HASTA EL FINAL”.

CONFIRMADO: o competente prefeito de Ouro Preto, jornalista Ângelo Oswaldo, será candidato à reeleição em outubro, já surgindo como favorito absoluto para a conquista de um novo mandato.

QUE DELÍCIA! Dois times espanhóis que possuem torcidas racistas, o Barcelona e o Atlético de Madrid, foram eliminados no mesmo dia da Liga dos Campeões da Europa.

A PRESIDENTE do PT, a notória Gleise Hoffman, sempre ela, voltou de circulada pela China com mais um grupo de petistas afirmando em todas as letras que lá vigora uma democracia efetiva. Kkkkkk.

NO ÀMBITO das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, teve lugar no Palácio das Artes, em abril, um concerto com os pianistas portugueses Artur Pizarro e Bernardo Santos. Integrado nos “Concertos da Liberdade”, o espetáculo celebrou a democracia e a liberdade que o 25 de Abril trouxe a Portugal.

ALÉM de admirada, a cantora lírica Wanda Werneck Naves era uma amiga da coluna com A maiúsculo. Sua partida no final de abril nos deixou enlutados.

POR QUE razão será que todo goleiro do Cruzeiro toma um frango quando enfrenta o Atlético-MG?

A PIZZARIA La Vera, no bairro Vila da Serra, conquistou a certificação Ospitalità Italiana, tornando-se a primeira pizzaria do Brasil a receber o reconhecimento. O proprietário é o italiano Leonardo Fontelli.

AS PRIVILEGIADAS cooperativas de crédito a exemplo da Sicoob e Sicredi e ao contrário dos bancos, têm um privilégio gigante: não recolhem impostos. Coisas do Brasil.

O CRUZEIRO ganhou um reforço e tanto com o pedido de contas do frangueiro Rafael Cabral.

O EX-PRESIDENTE Bolsonaro e sua mulher Michele fizeram um show na praia de Copacabana para cerca de 30 mil adeptos, todos vestidos com aquela cafona camisa amarelinha. A próxima parada do espetáculo, depois de SP e Rio, deverá ser Beagá.

Coluna José Lopes

 

 

 

One thought on “Coluna José Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *