OS PAIS DE PRIMEIRA LINHA DA ENGENHARIA 2024

OS PAIS DE PRIMEIRA LINHA DA ENGENHARIA 2024

A Revista Primeira Linha convidou a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) para celebrar o Dia dos Pais, destacando engenheiros por seu legado às famílias e para a sociedade. Antes da homenagem, é preciso voltar no tempo e resgatar um pouco da história dessa área do conhecimento, fundamental no desenvolvimento da humanidade. Ela está ligada à Matemática. Há, portanto, uma gama de notáveis que contribuíram, desde a Grécia Antiga, para sua evolução à Engenharia. Mais do que cálculos, os profissionais elaboram projetos, executam e realizam a manutenção de obras que tornam nossa vida melhor.

Um nome se destaca nesse cenário. Em 1768, o inglês John Smeaton resolveu diferenciar suas habilidades dos profissionais militares. E assim fundou oficialmente a disciplina de Engenharia Civil, na Grã-Bretanha. Smeaton realizou projetos de construção, incluindo pontes, canais, portos e faróis. Foi inovador, e reinventou o cimento hidráulico. A partir da cinza vulcânica, vinda da Itália, elaborou material capaz de reagir com a água e endurecer aos poucos, tornando-se ideal para a construção de estruturas expostas a ambientes úmidos. Assim, é conhecido como o pai da Engenharia.

Todas as profissões são importantes para a sociedade, cada qual com seu valor e contribuição. Os engenheiros são decisivos por impulsionarem os motores do desenvolvimento. Desde a criação dos primeiros aquedutos, as ferramentas primárias, os instrumentos mecânicos para defesa e conquista de territórios. Ao longo do tempo, aprimoraram as moradias, ampliaram plantações e colheitas. Hoje, contribuem para a produção de energias limpas, de cidades mais inteligentes e humanas, aprimoram as relações de consumo e defendem o meio ambiente.

Pais engenheiros

Pais engenheiros são modelos de dedicação e inovação, ensinam seus filhos sobre a importância da persistência, do pensamento crítico e da criatividade. Esses são valores essenciais para o progresso contínuo da nossa sociedade.

Pais engenheiros inspiram seus filhos a sonhar grande e perseguirem suas paixões. Mostram que, com determinação e conhecimento, é possível transformar ideias em realidade e promover mudanças positivas no mundo.

Pais engenheiros são exemplos e inspiração, para transformar ideias em realidade. Ao ensinar seus filhos, eles perpetuam uma herança de engenhosidade e pragmatismo.

Pais engenheiros são mentores e transmitem valores éticos e profissionais. Eles ensinam a importância da responsabilidade, da integridade e do compromisso com o bem-estar coletivo.

Pais engenheiros mostram aos filhos a importância do trabalho coletivo, e ensinam que a diversidade aprimora a visão de mundo.

Pais engenheiros engenham soluções para um mundo mais justo e inclusivo e preparam o futuro daqueles que amamos: as próximas gerações.

Exemplos entre tantos.

Aqui, homenageamos alguns entre tantos que poderiam estar nessa galeria.

 

OS PAIS DE PRIMEIRA LINHA DA ENGENHARIA 2024

Antônio Aureliano Chaves de Mendonça

In Memoriam

Nascido em Três Pontas em 13/09/29, graduou-se em 1953 como Engenheiro Eletromecânico pelo Instituto de Engenharia de Itajubá (hoje Universidade Federal de Itajubá).

Após breve passagem no setor privado iniciou as atividades de Professor Titular da Escola Federal de Engenharia de Itajubá (1955-1982), e Diretor Técnico da Eletrobrás (1961). Em Belo Horizonte, foi Professor do Instituto Politécnico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Iniciou sua carreira política como deputado estadual 1958-1966 e serviu como Secretário de Estado da Educação (1964) e Secretário de Obras Públicas. Deputado federal entre 1966 e 1974 tendo sido membro e relator de várias comissões da Câmara, Presidente das Comissões de Minas e Energia e Ciência e Tecnologia.

Foi vice-presidente do Instituto de Pesquisas, Estudos e Assessoramentos do Congresso Nacional (IPEAC) e presidente de várias Comissões Mistas do Congresso Nacional. Desempenhou, ainda, muitos outros cargos, como: representante do Brasil na Conferência Sobre Energia Nuclear, em Viena, em 1967; relator da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre Energia Nuclear, pela Câmara dos Deputados, em 1974; membro do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas; membro do Comitê Nacional de Grandes Barragens.

Governador de Minas Gerais de 1974 a 1977; Vice-presidente do Brasil de 1979 a 1985; Faleceu, já viúvo, em 30 de abril de 2003.

Membro da Academia Mineira de Letras (cadeira nº 25), escreveu vários trabalhos, destacando-se estudos técnicos, científicos, educacionais e políticos, entre os quais: “Máquinas Elétricas”; “Linhas de Transmissão”; “Energia Nuclear Educação e Desenvolvimento”; “Política Econômica dos Governos da Revolução”.

 

Dirceu Carneiro Brandão

Nascido em 05/12/1943, natural de Ubá-MG, o Engenheiro e Gerente Comercial e Técnico de empresas como Novus Engenharia, José Geo Engenharia; Integral Engenharia; Vetor Engenharia e Consultoria; Terra Armada; Planear Engenharia Residencial; Best-Stevin Construtora; Construtora Metrópole; Sergen -Serviços Gerais de Engenharia. Diretor Adjunto Comercial Ponta Engenharia.

“Profissional do Ano” na especialidade Engenheiro Civil Coordenador de Obras em Minas Gerais, Região de Belo Horizonte.

Diversas posições na Sociedade Mineira de Engenheiros – SME: Diretor de Esportes e Lazer; Vice-Presidente de Esportes e Lazer; Diretor Adjunto Administrativo; Coordenador da Comissão Técnica de Transportes; Membro das Comissões Técnicas de Fundação e Geotecnia, Controle de Qualidade e Transportes. Representante da SME junto ao Copam; Prefeitura Municipal de Belo Horizonte; CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais.

 

Teodomiro Diniz Camargos

Presidente da Construtora Diniz Camargos Ltda.,Teodomiro Diniz Camargos é engenheiro civil. Foi vice -presidente da FIEMG; Presidente da Câmara da Indústria da Construção (CIC) da Fiemg. Presidente do Sinduscon-MG e do Seconci-MG. Diretor da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Sócio da Construtora, Diniz Camargos Ltda., conhecida, por revitalizar patrimônios históricos, transformando edifícios comerciais no centro de Belo Horizonte em condomínios residenciais, além de diversas obras.

Dentre realizações, destaque para o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H), projeto “Construção Coletiva”, que requalificou a Praça Raul Soares e o Anel Rodoviário de Belo Horizonte, Centro Tecnológico da Indústria da Construção (Ceticon) e o evento Minascon.

Também ajudou a criar o Construa Minas. Detentor de honrarias, como a medalha Wady Simão (Sinduscon), o Mérito Legislativo (Câmara Municipal de Belo Horizonte) e a Medalha Liderança Classista (Sinaee-MG e Abinee). Atualmente representa o Sinduscon no CODESE-BH.

OS PAIS DE PRIMEIRA LINHA DA ENGENHARIA 2024

Emir Cadar

Nascido em Belo Horizonte, a 17 de novembro de 1940. Graduou-se em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1965. Filho de Antônio Cadar e Rosinha Sallum Cadar. Casado com Maria Helena Salum Cadar, tendo como filhos Alessandra Salum Cadar (In memoriam) e Emir Cadar Filho.

Engenheiro Civil na empresa BENTO PAIXÃO S/A Importação, Comércio e Indústria, responsável pela então maior obra em Minas Gerais, a Adutora do Rio das Velhas, destinada a abastecer Belo Horizonte. Na sequência, passou a atuar em obras de construção civil, em casas, prédios e indústrias, como a Refinaria Gabriel Passos, em Betim. Em 1969, passou a se dedicar exclusivamente à sua empresa CADAR ENGENHARIA CONSTRUÇÕES LTDA., constituída com o seu irmão, o Engº Lycio Cadar, com vasta atuação em obras diversas de terraplanagem e infraestrutura.

 

Flávio de Azevedo Carvalho

Nascido em 10/12/1943, formou-se Técnico em Eletrônica e Telecomunicações pelaETFMC – Santa Rita do Sapucai e Engenheiro Eletricista e de Telecomunicações (EEUFMG), com especializações em Sistemas Elétricos (IPUC-MG) e Engenharia Econômica (FDC).

Sua atuação profissional inclui cargos como Técnico de Manutenção Eletrônica, Professor, Diretor Técnico e Diretor Geral de Escola Técnica de Nível Médio, Diretor Técnico e Diretor Geral do Depto. Estadual de Telecomunicações, Chefia de Gabinete da Presidência, Chefia do Depto de P&D&I e Depto de Sistemas da TELEMIG, Representante do CPqD da Telebras-Campinas em Minas Gerais, Coordenador de Cursos de Gestão de Telecomunicações, Nível Pós-graduação Lato Sensu. Viúvo, foi casado com Therezinha Tostes Carvalho e tem 2 filhos, André e Vinícius, e 4 netos, Flávio Tostes, João Marcelo, Maria Letícia e Maria Thereza.

 

José Henrique Diniz

Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Sistemas Elétrico de Potência (UFMG), Gestão de Projetos – PMI (Ietec), Gestão da Inovação Tecnológica (USP) e Management – Gestão de Pessoas e de Negócios (Amana-Key). Trabalhou por 30 anos na Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), como Superintendente de Tecnologia e Alternativas Energéticas, Diretor do Centro de Gestão Estratégica de Tecnologia da Cemig e Presidente da Associação Intergerencial da Cemig (AIC). Diretor da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) e Coordenador do Prêmio SME de Ciência, Tecnologia e Inovação, Conselheiro Administrativo do Centro de Pesquisas da Eletrobrás (CEPEL) e Presidente da Associação Brasileira Água e Energia (ABAE). Sócio da empresa Conexão Energia Ltda., atua como Consultor Sênior de empresas de vários portes, no mercado nacional e internacional.

Casado com Denise há 45 anos, pai do Rodrigo, do Luís Felipe e da Daniela e avô do Pedro, do Leonardo, do Theo e da Maria Júlia e, acima de tudo, sou muito grato a Deus por me presentear com essa linda família.

 

OS PAIS DE PRIMEIRA LINHA DA ENGENHARIA 2024

Marcus de Rezende Kfoury

Nascido em 13/07/1939, formou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais em 1962. Foi Professor de Resistência de Materiais no Instituto Politécnico Universidade Católica de Minas Gerais, Diretor Técnico e Presidente de empresas como M. Empreendimentos Mineiros de Engenharia, MECOM-Minas, Moderna Engenharia, Arquei Engenharia e Comércio.

Conselheiro do CREA-MG (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais), Presidente da Comissão de Construção Civil e Membro da Comissão de Transportes da SME – Sociedade Mineira de Engenheiros. Assessor da FIEMG – Federação de Indústrias de Minas Gerais. Vice-Presidente do Sinduscon – Sindicato da Construção Civil. Presidente da AMEOP – Associação Mineira de Engenharia Ltda.

 

Nelson Fonseca Leite

Nelson Fonseca Leite nasceu em 06/06/58 em Bocaiúva-MG e formou-se em Engenharia Elétrica na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Gestão de Negócios pelo IBMEC e pela Fundação Getúlio Vargas, Electric Power Management pela JICA, no Japão.

Trabalhou na Usina Nuclear de Angra dos Reis e na CEMIG ocupando vários cargos de gerente e superintendente. Diretor de Assuntos Regulatórios e Projetos Especiais e Diretor de Operações das Distribuidoras da Eletrobrás em Alagoas, Piauí, Acre, Rondônia, Amazonas e Roraima.

Presidente da ABRADEE – Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. Professor no curso de MBA da Fundação Getúlio Vargas, Master em Engenharia Elétrica da PUC-MG. Diretor Executivo do World Energy Council no Brasil. Presidente do Conselho Consultivo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Presidente da Associação Inter Gerencial da CEMIG, Diretor da Sociedade Mineira de Engenheiros; Coordenador Nacional de Distribuição e Comercialização da CIER; Membro do Conselho de Administração do Comitê Brasileiro da CIER e do Instituto Ramacrisna.

Membro de Conselhos como de Infraestrutura da Confederação Nacional da Industria – COINFRA, Gestão do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL, Fundo Setorial de Energia – CT ENERG ligado ao MCTIC e da Câmara Técnica de Infraestrutura do COPAM do Estado de Minas Gerais. Co-autor de 3 livros técnicos: Redes Elétricas Inteligentes, Direito da Energia Tomo II e Direito da Energia Tomo IV.

 

Caio Múcio Barbosa Pimenta

Nascido em Jequitinhonha-MG em 16/10/41. Casado, têm três filhos e cinco netos. Graduado em Engenharia Química, pela Escola de Engenharia da UFMG, em 1964. Especializações em Engenharia de Processamento – Petrobras – 1965; Pós-Graduação em Regulação, concorrência e reestruturação nos setores de infraestrutura – CCJE/ UFRJ – 2.000.

Engenheiro de projetos e operação em refinarias da Petrobras (REDUC, RPBC, REGAP); Coordenador da pré-operação da usina de álcool de Curvelo; Consultor da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais – CETEC para os testes de pré-operação da Fiat Automóveis; Superintendente Geral da Refinaria Gabriel Passos, Superintendente de Produção da Refinaria de Paulínia, Superintendente Adjunto do Departamento Industrial – DEPIN; Diretor da Fertilizantes Fosfatados – Fosfértil; Assessor do Prefeito de Betim; Professor do Curso de Qualidade Total da FGV; Superintendente de Refino e Processamento de Gás Natural da Agencia Nacional do Petróleo -ANP; Engenheiro Especialista da Bechtel do Brasil Construções LTDA; Superintendente de Abastecimento da Organização Nacional da Indústria de Petróleo – ONIP.

Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Minas Gerais (Governos Hélio Garcia e Eduardo Azeredo); Conselheiro da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais; Membro do Conselho Superior do Centro das Indústrias das Cidades Industriais de Minas Gerais. – CICI; Conselheiro do CREA-MG; Membro do Conselho de Política Industrial da Federação das Indústrias do Estado de MG; Membro do Conselho de Educação da Federação das Indústrias de Minas; Membro do Conselho de Qualidade da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais; Presidente da União Brasileira para a Qualidade; Consultor de empresas e prefeituras para programas de GQT e desenvolvimento geral; Conselheiro da Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais; Voluntário em diversos projetos sociais; Presidente da Associação de Cegos Louis Braille.

“Executivo Excelente” de Minas Gerais pelo Centro das Indústrias das Cidades Industriais de Minas Gerais; Diploma de Honra ao Mérito Profissional em 1994 pelo Conselho Regional de Química, Sociedade Brasileira de Química e Sindicato de Profissionais de Química; Cidadão Honorário da Cidade de Ibirité; Coordenador da Avaliação do Prêmio Nacional para a Qualidade do Centro de Pesquisas da Petrobras.

OS PAIS DE PRIMEIRA LINHA DA ENGENHARIA 2024

Elzo Jorge Nassaralla

Natural de Santos Dumont – MG (14/06/1933), formou-se Engenheiro Civil e Eletrotécnico em 1956, pela UFJF. Trabalhou no DNER em vários cargos técnicos e gerenciais. Em 1969 foi fundador e chefe do escritório de Belo Horizonte da empresa ENECON até alcançar a presidência. Casado com Diana, pai do Hélio e da Paula e avô do Lucas, Diana, Luiza e Gabriel. Membro atuante da Comissão Técnica de Transportes da SME.

 

Olavo Machado Junior

Nascido em Belo Horizonte aos 13 de novembro de 1948, formou-se Engenheiro Eletricista no IPUC em 1972, com especialização em Engenharia Econômica na FDC.

Criou sua empresa ainda em 1972 para fabricação de equipamentos elétricos, tendo na sua linha de produtos: fabricação e instalação de painéis elétricos, transformadores elétricos e subestações.

Diretor e Presidente do CICI em Contagem, do CIEMG e da FIEMG. Vice Presidente da CNI e da Sociedade Mineira de Engenheiros. Entusiasta da Inovação e de novas Tecnologias, continua na ativa e enquanto conseguir aprender pretende continuar participando. Acredita nas pessoas e na importância da Educação e da Família.

 

Sídon Clévio Pimenta Etrusco

 

Formado em Engenharia Metalúrgica, pela Escola de Minas de Ouro Preto, 1972, trabalhou na Usiminas entre 1972 e 1998 em diversos cargos, no Centro de Pesquisa, Divisão de Desenvolvimento de Produtos e Comercialização de Tecnologias. Diretor de Metalurgia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais.

Na Sociedade Mineira dos Engenheiros – SME, atuou como Superintendente, Coordenador da Comissão Técnica de Siderurgia e Mineração. Também foi Presidente da Comissão Organizadora do Congresso Internacional da Construção Metálica – CICOM.

 

Gabriel Donato de Andrade

In Memoriam

Formado em Engenharia Civil pela UFMG em 1948. Casado com Vera Furtado de Andrade, tiveram 7 filhos. Gabriel de Andrade faleceu aos 96 anos em 1º de janeiro de 2023, deixando um legado de orgulho que simboliza o progresso do Brasil.

Gabriel Donato de Andrade, filho de Donato e Laura, nasceu em Arcos/MG, em 1926, em uma família que muito contribuiu para o desenvolvimento do Brasil. Sua família criou a primeira fábrica de leite em pó do país e participou da formação da raça de cavalos Mangalarga Marchador, mundialmente reconhecida.

Formou-se em Engenharia Civil pela UFMG em 1948. Seguindo o histórico de pioneirismo da família, Gabriel Andrade fundou, aos 22 anos, com seu irmão Roberto e o amigo Flávio Gutierrez, a Construtora Andrade Gutierrez que se tornouuma das maiores construtoras do país e completou 75 anos de história em 2023.

Gabriel acompanhou de perto o crescimento de sua empresa, abrindo estradas, participando de diversas obras e colaborando ativamente para o sucesso da Andrade Gutierrez. Além de seu empenho no desenvolvimento da engenharia brasileira, Gabriel dedicou-se a outras áreas como o aprimoramento da atividade agrícola e pecuária adaptadas às condições brasileiras.

José Mendo Mizael de Souza

In Memoriam

Engenheiro de Minas e Metalurgista, formado pela EEUFMG em 1961. Agraciado com diversos prêmios e homenagens, entre os quais a Medalha Barão de Eschwege, conferida pelo Governo do Estado de Minas Gerais; Medalha do Mérito do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais; Personalidade do Ano do Setor Mineral Brasileiro. Desempenhou funções como Conselheiro do Presidente da República do Brasil (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social-CDES) de 2003 a 2007; Diretor do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG; Diretor da Indústria de Calcinação Ltda – ICAL; Superintendente de Desenvolvimento da S.A Mineração da Trindade – SAMITRI; Membro do Conselho Temático de Meio Ambiente da CNI; Conselheiro Suplente do CONAMA; Conselheiro do COPAM-MG, Vice-Presidente do Organismo Latino-americano de Mineração – OLAMI; Diretor da SIM – Sociedade Interamericana de Mineração; Representante da Mineração brasileira no ICMM – Internacional Council on Mining and Metals; Coordenador da fundação, Secretário Executivo, Diretor e Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM. Presidente do Conselho Diretor e da Diretoria da APROMIN – Associação Brasileira para o Progresso da Mineração; Presidente do Conselho Empresarial de Mineração e Siderurgia da Associação Comercial de Minas – ACMinas e Presidente do CEAMIN – Centro de Estudos Avançados em Mineração. Fundador e Presidente in memoriam da J. Mendo Consultoria Empresarial Ltda.

OS PAIS DE PRIMEIRA LINHA DA ENGENHARIA 2024

João Camilo Penna

In Memoriam

Formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da UFMG em 1948, o Dr. Camilo Penna foi um dos mais respeitados engenheiros deste país, com enormes contribuições para os setores energético e industrial. Tendo iniciado a sua carreira na Companhia Vale do Rio do Doce em 1949, foi na CEMIG, antiga Centrais Elétricas de Minas Gerais, onde ingressou em 1951, que exerceu uma grande parte de sua carreira de mais de 60 anos de atividades ininterruptas. Na CEMIG, foi Diretor Técnico (1961-1967), Vice-Presidente (1967-1969) e Presidente (1969-1975). Posteriormente foi Secretário da Fazenda do Estado de Minas Gerias (1975-1979), Ministro da Indústria e Comércio (1979-1984) e Presidente de Furnas Centrais Elétricas (1985-1989).

Entre 1979 e 1989 foi membro do Conselho Monetário Nacional e do Conselho Consultivo da Eletrobrás, além de Vice-Presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas. A partir de 1990, passou a atuar como consultor e membro do conselho de importantes empresas públicas e privadas, tais como Companhia Siderúrgica Mannesmann, Fundação Dom Cabral, Companhia Siderúrgica do Pará, Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina, Biobrás, Copasa e Itaipu Binacional. Atuou também como consultor do Governo Federal em várias oportunidades como, por exemplo, na elaboração do “Estudo de Competitividade da Indústria Brasileira” e nas ações para coordenação e mitigação do racionamento de energia durante o Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso. De setembro de 2000 a março 2005 foi ainda membro da Comissão de Ética da Presidência da República.

Dentre as grandes obras realizadas no país sob a sua direta responsabilidade, encontram-se a construção da usina hidroelétrica de São Simão, uma das maiores do país, a consolidação das siderúrgicas Usiminas e CSN, e a construção das usinas de Tubarão e da Açominas.

Finalmente, vale ressaltar que, em 2002, pelos seus relevantes serviços prestados ao país, recebeu do então Presidente Fernando Henrique Cardoso a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, que é a mais alta condecoração que é possível de ser concedida a um cidadão brasileiro.

 

Sérgio Menin Teixeira de Souza

In Memoriam

Nasceu em 15 de abril de 1946. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1969) e Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com especialização em Engenharia Econômica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1969).

Diretor Presidente da Hidrosistemas Engenharia de Recursos Hídricos Ltda., associado da Sociedade Mineira de Engenheiros e da Associação Comercial de Minas e Diretor da Federação das Associações Comerciais Industriais Agropecuárias e de Serviço.

Trabalhou nas empresas e instituições: Profiton Organização, Planejamento e Participações Ltda.; Rio Negro Tecnologia Ambiental Ltda.; Empresa de Construção Pesada Ltda., ECP; Associação Mineira das Empresas de Engenharia Consultiva – AMEC; Associação Comercial de Minas – ACMINAS; Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC; Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA-MG; Universidade Santos Dumont – MIT; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG; Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH; Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais – CETEC; Hidroservice Engenharia de Projetos Ltda.; Hidrologia/SA; Engenharia Indústria e Comércio; Cotenge Engenharia e Terraplenagem Ltda.; Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica – DNAEE.

OS PAIS DE PRIMEIRA LINHA DA ENGENHARIA 2024

One thought on “OS PAIS DE PRIMEIRA LINHA DA ENGENHARIA 2024

  • 8 de setembro de 2024 em 04:52
    Permalink

    Sou filho do Engenheiro Civil Urbanista e Sanitarista, de saudosa memória Dr. JANOS PLÍNIO CAPANEMA DE ANDRADE SANTIAGO, pós-graduado pela USAID nos Estados Unidos. Foi diretor ds COPASA, do BNH e da USIMINAS. Dono da construtora PROHABIT, juntamente com meu irmão Flávio Zola Santiago, também engenheiro, hoje proprietário da Seguradora Ônix. Meu pai foi premiado no Congresso Internacional Habitacional em Salvador por seu projeto de casa em módulos para população de baixa renda. Parabenizo aos pais homenageados nesta edição da revista PRIMEIRA LINHA, muitos deles meus amigos e bons conhecidos pais de amigos meus e ex-colegas. Carinho às famílias.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *