INESQUECÍVEL RUA CONDE DE BOBADELA OU RUA DIREITA

A via está entre as seis mais memoráveis no mundo

 

Por Nathália Souza
ASCOM

INESQUECÍVEL RUA CONDE DE BOBADELA OU RUA DIREITA. Você com certeza já deve ter passado por uma rua e desde então, nunca mais a esqueceu. É isso que acontece com quem visita a cidade de Ouro Preto e caminha pela Rua Conde de Bobadela, mais conhecida como Rua Direita.

Em pesquisa realizada pelo site Booking.com, a “Rua Direita” foi considerada uma das seis mais inesquecíveis do mundo, sendo a única brasileira registrada na lista. As outras ruas que figuram entre as mais belas e memoráveis são a Duval Street, nos Estados Unidos, a Rua Caminito, em Buenos Aires, a Spiegelgracht, em Amsterdã, a Via Celio Vibenna, em Roma e a Yonge Street em Toronto. De acordo com o site, 82% dos brasileiros afirmam que lugares bonitos, que rendem posts nas mídias sociais e são “instagramáveis”, se tornam um fator que impacta na decisão de um destino de viagem, como é o caso da cidade mineira.

INESQUECÍVEL RUA CONDE DE BOBADELA OU RUA DIREITA

A Rua Conde de Bobadela carrega consigo a história de Ouro Preto, que preserva sua arquitetura colonial, e possui empreendimentos nos casarões antigos, que proporcionam um charme e unicidade à rua. Além disso, muitas celebrações tradicionais passam pela Rua Direita, como as procissões da Semana Santa e os blocos carnavalescos como o centenário Zé Pereira dos Lacaios.

O que tem na Rua?

Repleta de muita história e beleza, seus casarões abrigam alguns poucos moradores e inúmeros empreendimentos, como 19 restaurantes, como a Casa do Ouvidor que está em funcionamento desde 1973.

A riqueza das joias em Ouro Preto se revelam nas oito lojas espalhadas pela Rua Direita, que são muito apreciadas pelos visitantes. Outro comércio que tem a atenção do turista é o artesanato e nessa rua, o que não faltam são opções de presentes, com 10 de lojas de souvenires, lembrancinhas e artesanato, a Rua Conde de Bobadela é um prato cheio para levar um pedacinho de Ouro Preto mundo afora.

Dá para morar na Rua Direita e ter tudo nas mãos, pois nela é possível se hospedar nas pousadas, se precisar de variedade de comida, tem também, lanches, doces, queijos, chocolatarias, bares e, caso precise de algum medicamento, nela possuem duas drogarias, além de lojas de roupas e móveis.

Na Rua Direita também é possível encontrar farmácias, lojas de roupas, pousadas e hotéis, ótica e equipamentos como Laboratório Claudino, Departamento de treinamento acadêmico da Fundação Gorceix, repúblicas estudantis, Superintendência Regional de Ensino, Correios, Junta de Serviço Militar e o importantíssimo Museu Guignard, que configura um espaço cultural chave na cidade.

O Museu Casa Guignard começou a ser formado em 1960, mas foi inaugurado oficialmente em 1986, em Ouro Preto, Minas Gerais. Na Rua Conde Bobadela, o museu está na antiga propriedade da família Costa Sena e no pátio dos fundos, há um chafariz em pedra sabão atribuído a Aleijadinho. O sobrado pertence ao IEPHA desde 1974 e foi cedida em comodato à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais para ser sede do museu.

Curiosidade sobre a Rua Direita

O logradouro ganhou o nome de “Rua Direita” em referência comum às vias que ficam à direita da principal igreja do município, pois, antigamente, esses endereços eram habitados pela aristocracia local. Cidades como Mariana e São João Del-Rei, também adotaram esse conceito.

Já o nome Conde de Bobadela presta homenagem a Antônio Gomes Freire de Andrade, que, nos anos de 1733 e 1763, foi governador da capitania do Rio de Janeiro e o primeiro a carregar o título instituído pelo então rei José I de Portugal, em 1758.

 

INESQUECÍVEL RUA CONDE DE BOBADELA OU RUA DIREITA

Pelos olhos de quem conhece

Prefeito Ângelo Oswaldo

O prefeito de Ouro Preto Ângelo Oswaldo fala com entusiasmo sobre o título. “A Rua Direita é uma das mais charmosas da cidade e, como Ouro Preto é patrimônio mundial, é claro que a Rua Direita tem um destaque também  nesse acervo de bens culturais que a Unesco considera monumento do mundo. E saber que ela é considerada uma das mais charmosas, de uma lista de interesse daqueles que circulam mundo afora, é genial, nós ficamos muito felizes com esse destaque conferido à Rua Direita. E quem desce ou sobe essa ladeira, fica de fato encantado com as cenas que ela nos oferece, pois há vários ângulos que podem ser visualizados e é uma maneira muito bonita de ver e contemplar Ouro Preto”.

 

 

 

 

Beatriz Guimarães, ouro-pretana e proprietária há 15 anos da Itacolomi Gemas que está situada na Rua Conde de Bobadela, concorda com o título dado à rua e reforça, “a rua é belíssima, as estruturas antigas das casas, a preservação dos casarões, tudo. Merecia estar em primeiro lugar”.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia Felipe Guerra

Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto, reforça a beleza da cidade e que ela é um dos 64 destinos indutores de turismo do Brasil, muito ligado ao turismo histórico-cultural do município. “Hoje a Rua Direita tem muitos comércios e a cidade vem se destacando muito nos últimos anos no setor de serviços, o turismo emprega mais que a mineração na nossa cidade. A rua direita ter recebido esse título nos deixa muito satisfeitos e orgulhosos, ela está no coração de Ouro Preto e representa bem toda essa paisagem barroca e o clima bucólico da cidade.

Karina Martins, é sócia-proprietária há dois anos do Restaurante Vovó Chica – nome que homenageia à sua avó –, teceu vários elogios à rua. “Foi muito merecido, nossa rua é linda, memorável, elegante, charmosa e arquitetônica”.

Zaqueu Astoni

Zaqueu Astoni, chefe de Gabinete da Prefeitura de Ouro Preto, entende esse título como uma demonstração da importância da cidade para o mundo. “A eleição da Rua Direita como um dos locais mais instagramáveis, reafirma o protagonismo do município no cenário de Minas Gerais, nacional e internacional. Uma vez que Ouro Preto foi a primeira cidade declarada patrimônio cultural mundial pela Unesco no Brasil”.

Natalino Figueiredo, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), reforça o merecimento do título concedido à Rua Direita. “Nela estão casarões coloniais preservados desde os remotos tempos coloniais e também as inúmeras lojas, a maioria delas joalherias, lojas de artesanato, cafés e restaurantes. Ao seu fim, encontra-se um dos palácios de Vila Rica, onde antes funcionava o fórum da cidade e, no seu início, temos a Praça Tiradentes, cerceada pelos templos, museu da Inconfidência, Escola de Minas e muitos casarões coloniais”.

Ivair Fabiano Silva, ouro-pretano e há 29 anos servidor da Junta de Serviço Militar, diz achar a Rua Direita muito charmosa. “Ela tem esse charme por suas casas coladinhas uma nas outras, isso dá à Rua Direita uma característica muito peculiar e ímpar”.

José Alberto Nemer lembrou da sua infância na Rua Direita: “Suponho que a escolha da Rua Direita como uma das mais belas do mundo tenha vindo de sua homogeneidade, com seus casarões imponentes, seus balcões debruçados sobre o vão da rua. Mas deve vir também de sua localização estratégica na paisagem urbana de Ouro Preto, entre a Praça Tiradentes ao alto e a Rua do Paraná aos pés. Quando vista de cima, a rua desce íngreme, tendo como horizonte o morro, os fundos das casas e a Igreja de São José. Olhada de baixo, a Rua Direita parece não ter fim. Na minha infância ouro-pretana, era costume subir a rua – como, aliás, todas as outras ladeiras da cidade -, em ziguezague, enganando o plano quase vertical.”

INESQUECÍVEL RUA CONDE DE BOBADELA OU RUA DIREITA

CARDÁPIO DA RUA DIREITA

Empreendimentos de alimentação
Chocolates Ouro Preto – lanchonete
Botânico – chocolates e gelateria
Restaurante Casa do Ouvidor
Subway
Aqui di minas – loja de comidas típicas de minas doces, geleias
Churrascaria Ouro Preto
Opera café
Quecêquer
Satélite Lanches
Café gerais – restaurante
Le Chalet – restaurante
Império Cacau – chocolateria e café
Parada do conde – restaurante
Calabouço – gastro pub
Vovó Chica – restaurante
Spaghetti – restaurante
Armazém vila rica – cachaça, queijo e doces
República cervejeira – restaurante
Rena Café – produtor de café e cafeteria
Escadabaixo bar e cozinha
Lojas de artesanato, souvenires e acessórios
MeLeva – souvenires
Raiz
Casa de arte
Mineiros
Pauapique
Filhos de Gandhi
Amazônia
Belitta – loja de acessórios
Ousadia – loja de acessórios
Loja do Toninho – loja de acessórios e utilidades
Lojas de joias
Barrocart
Mineral Gemas
Ita Gemas
Brasilis
PrimaFacie
Rocha Artes
Poá and Kelly
Itacolomy gemas

Lojas de Roupas
Doneguinha
Amuleto
Daju modas
Korth – confecção e loja de roupas
Pousadas e hotéis
Hotel colonial
Pousada solar da ópera
Pousada clássica
Pousada Guignard
Drogarias
Rede Inova
Farmácia Itacolomy
Móveis e eletrodomésticos
Casa Azevedo
Outros empreendimentos
Ótica Raul
Museu Casa Guignard
Laboratório Claudino
Departamento de treinamento acadêmico e profissional – DETAP Fundação Gorceix
Repúblicas: Gaiola de Ouro, Eternamente, Tabu
Superintendência Regional de Ensino – 25º SRE OURO PRETO
Correios
Relojoaria Dener

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *