No último dia 03 de maio, Maria da Gloria Starling Aguiar entrou para o quadro efetivo desta instituição. Em cerimônia conduzida pelo presidente Dr. Josemar Alvarenga, contou com a presença de associados, amigos e familiares que foram prestigiar a nova árcade.
Glória com Maria Helena Machado Carleal no púlpito da Arcádia de Minas Gerais
Flores pra Glória entregues pela primeira dama da Arcádia, Helena Alvarenga, esposa do Presidente, Dr. Josemar
Glória e a professora Elza de Moura que ocupou cadeira na mesa de honra
Gloria recebe o colar de Árcade das mãos de seu esposo, o Árcade Dr. Ronaldo Vieira Aguiar
Glória ocupa agora a cadeira nº 20 cujo patrono é o escritor mineiro Bernardo Guimarães. Ela recebeu a comenda pelas mãos de seu esposo, o também árcade Dr. Ronaldo Vieira Aguiar e foi apresentada e saudada pela confreira Marilene Guzella Martins Lemos que ressaltou os dotes culturais e grande inteligência da neoacadêmica. A Arcádia de Minas Gerais foi fundada há 31 anos por um grupo de homens e mulheres desta capital comprometidos em cultivar e promover a cultura em suas várias expressões, notadamente as de raízes mineiras. Seu patrono é o poeta inconfidente CLÁUDIO MANOEL DA COSTA. Seus membros ocupam as 40 cadeiras nomeadas por personalidades de indiscutível valor cultural. O nome ARCÁDIA remete a uma província da antiga Grécia e tornou-se designação comum a sociedades literárias. Converteu-se num lugar imaginário onde vicejam as artes, principalmente a poesia.
A proponente do ingresso de Glória, Marilene Guzella Martins Lemos faz a apresentação da nova Árcade
Mesa de honra que conduziu os trabalhos da solenidade: Professora e escritora Elza de Moura, Desembargador João Quintino, secretário Geral da Arcádia de Minas Gerais, o presidente da mesma, Dr. Josemar Otaviano Alvarenga, Marilene Guzella Martins Lemos e Maria da Glória Starling de Aguiar
Discurso de posse da nova Árcade Maria da Glória Starling Aguiar
O romântico beijo do marido Ronaldo na esposa Glória
Mesa de honra que conduziu os trabalhos da solenidade: Professora e escritora Elza de Moura, Desembargador João Quintino, secretário Geral da Arcádia de Minas Gerais, o presidente da mesma, Dr. Josemar Otaviano Alvarenga, Marilene Guzella Martins Lemos e Maria da Glória Starling de Aguiar
Presenças de destaque na posse de Glória Aguiar
Entre muitos outros compareceram à posse representantes de várias academias de BH, Desembargadores, advogados empresários, amigos médicos também muitos familiares, filhos irmãos. Marilene Guzella Lemos, foi a sua proponente com muito brilho e eloquência. O patrono foi Bernardo Guimarães, autor da Escrava Isaura. Alguns nomes ilustres presentes: Desembargador Bruno Terra Dias, o empresário Wagner Collambaroli, o casal de médico Augusto Cançado e Beatriz. Vários professores da UFMG, Dr. Antônio Luís Custódio Neto e Luciana. O presidente da Arcádia, o médico, Dr. Josemar Otaviano Alvarenga que conduziu a posse valorizando a solenidade.
Representantes do Instituto Histórico geográfico de Minas Gerais foram cumprimentar a nova Árcade. Bem como de várias outras entidades culturais. A presença de muitos amigos queridos e ilustres foi muito gratificante para ela. Ronaldo Vieira de Aguiar, seu marido que também é Árcade colocou a medalha em Glória e declamou uma poesia de sua autoria lhe homenageando. Foi uma noite linda com apresentação musical na voz da advogada Marina Souza. E servido um coquetel aos convidados assinado por Sônia Ferreira. O secretário desembargador João Quintino e sua Esposa Dodora estavam presentes o tempo todo. – A professora Elza de Moura aos 107 anos compareceu. Ela é escritora e muito respeitada no meio cultural e pelos secretários de governo que a tem em alta conta. Foi homenageada pelo governo várias vezes. Trabalhou ao lado de Helena Antipoff.
Glória entre a filha a Psicanalista, Luciana Starling e seu genro, Professor da UFMG Odontólogo de renome internacional, Dr. Antônio Luís Custódio Neto
O casal Desembargador, João Quintino e a Árcade Dodora Galinari e Glória Maria
Glória e o filho Leonardo Starling, médico, endocrinologista
O casal médico Dr. Augusto Cançado Azevedo e Beatriz (ela está de amarelo)
Escritor Osório Couto, Desembargador Bruno Terra Dias e Advogada Dra. Beatriz Coelho Morais de Sá
O irmão Júlio Maria Starling ao lado da prima Heloisa
Os médicos o ortopedista Ronaldo Viera de Aguiar Júnior e a oftalmologista Marina Reis Aguiar com a mãe Glória Aguiar
O filho da nova Árcade advogado Fernando Starling de Aguiar
Glória Maria e a filha Luciana Starling
HOMENAGEM DE MARIA DA GLÓRIA AOS PAIS
O desembargador João Gabriel Perboyre Starling e a esposa, Maria Aparecida Valle Starling, no dia da posse dele no Tribunal de Justiça de Minas Gerais
A justiça era sua religião. Natural de São Domingos do Prata, o juiz e desembargador João Gabriel Perboyre Starling honrou a profissão que abraçou. Nada a se admirar, já que filho também de um juiz e desembargador levou sempre com altruísmo a sua escolha. Perboyre Starling era filho de Alonso Starling e de Rita Carneiro Starling cresceu em Manhuaçu e de lá partiu para estudar e se formar em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 1938 recebeu seu diploma e foi atrás de seu maior sonho, ser juiz. Valadares o recebeu. Recém-casado com Maria Aparecida Valle Starling formou uma família e passou por várias cidades de Minas. Em todas deixou um legado de conhecimento jurídico, lealdade e pleno conhecimento do Direito.
No fim da década de 50 foi transferido para Belo Horizonte onde trilhou e culminou em uma carreira plena de convicção. Como filho de juiz soube honrar o nome do pai. Um dos filhos caçula, foi o único da família a chegar ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes passou pelo Tribunal de Alçada, onde ocupou a vice-presidência do mesmo. Já no Tribunal de Justiça teve uma passagem relâmpago. Faleceu em 1975, mas com o reconhecimento e conhecimento jurídico atestado por todos os seus pares. Perboyre Starling era um orador de plenos pulmões e em todas as solenidades era o escolhido para discursar, o que fazia com maestria e conhecimento jurídico e também de saber geral. Deixou à todos os seus descendentes o respeito por tudo aquilo que acreditou.