PROJETO BELEZA – Entrevista com a biomédica LORENA LAYLA DA SILVA

Entrevista com a biomédica  LORENA LAYLA DA SILVA

Por ANGELA MONTEIRO
ADVOGADA E ENTREVISTADORA

FOTOS: ARQUIVO PESSOAL / DIVULGAÇÃO

“As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”. A frase do poeta e diplomata Vinícius de Moraes, extraída do seu livro Receita de Mulher, pertence a outros tempos, mais precisamente ao final da década de 1950. Temos que considerá-la no seu contexto histórico, mas o conceito de beleza foi e será sempre um tema interessante e polêmico. Independente do olhar desse mundo novo, que permite e aceita múltiplas maneiras de comportamento, estilos e preferências, o homem mantém o desejo de ser aceito e de se sentir bem pela sua aparência. Assim, a cada dia surgem novas técnicas visando a estética avançada facial, corporal e capilar. Nesse universo, alguns profissionais se destacam e dentre eles está a Dra. Lorena Layla.

“Envelhecer é uma certeza. Mas rejuvenescer é uma escolha”. Esta frase é da Dra. Lorena Layla da Silva, proprietária da empresa Lorena Layla Estética Avançada e que será minha entrevistada, exclusivamente para os leitores da revista Primeira Linha. Biomédica com habilitação em estética e análises clínicas, Lorena é também fisioterapeuta especialista em dermatofuncional e vai nos contar um pouco sobre sua carreira e os diversos segmentos da sua atividade profissional.

P: Primeiramente, gostaria que você listasse os congressos, seminários, cursos e encontros importantes na sua área de atuação que você já participou.

R: Residência clínica em harmonização facial e estética avançada; harmonização orofacial do Centro de Treinamento em Anatomia (CTA); formação em Bioestimuladores Faciais do Casal Dentista; intradermoterapia facial, corporal e capilar pela Faculdade IIBECO, NEPUGA entre muitas outras; harmonização corporal; Reeducação Postural Global (RPG) pelo método Henrique Teixeira de Alvarenga; Drenagem Linfática Manual pelo método Leduc – Escole de Drainage Lymphatique Bruxelles, Belgique; pilates; Peeling Qímico pela Universidade da Califórnia – USA (UCLA); Peeling Avançado com o professor Dr. Marcio Guidoni; tricologia; Microagulhamento Premuim (fui uma das poucas brasileiras alunas de Dr. Desmond Fernandes, que é um cirurgião plástico sul-africano que criou a técnica, e de Dr. Matthias Aust, cirurgião plástico alemão que é referência mundial. Ambos têm vastas publicações científicas na área). Participo constantemente de cursos de formação e atualização, congressos e seminários, a fim de oferecer sempre aos meus pacientes tratamentos estéticos baseados em evidência científica. Possuo ampla experiência na área, inclusive internacional, tendo aprimorado seus conhecimentos e experiências na Inglaterra e Austrália.

P: Quais os procedimentos estéticos e de saúde que você oferece e quais os que mais atende, que mais têm demanda e bons resultados?

R: Harmonização facial é uma combinação de técnicas e procedimentos estéticos minimamente invasivos e não cirúrgicos que proporcionam equilíbrio entre volume, formato e ângulos de partes do rosto, com o objetivo de rejuvenescimento, simetria e realce de características de cada indivíduo. Uma boa harmonização facial é aquela que resulta em naturalidade e realizada sem exageros, e isso é o que norteia meu trabalho. Essa combinação de técnicas envolve os preenchimentos, bioestimuladores faciais, fios de sustentação, skinboosters e a toxina botulínica. Mas também não se pode esquecer que para harmonizar a face é fundamental ter uma pele de qualidade para resultados mais eficazes e duradouros. Para isso, eu utilizo procedimentos e tecnologias combinados para isso, como peeling, microagulhamento, radiofrequência dentre outros.

Dentro da Harmonização Corporal, destacam-se os procedimentos que tratam a celulite, estrias, flacidez, eliminam a gordura localizada, ajudam na perda de peso e melhoram a performance do paciente. Os procedimentos mais realizados por mim para este objetivo são a intradermoterapia, bioestimuladores de colágeno, preenchimento e acelerador metabólico. Em tricologia, área da saúde especializada no estudo, tratamento e prevenção de problemas que afetam a saúde dos cabelos, eu também realizo todos os procedimentos de terapia capilar. A terapia capilar é uma opção terapêutica para prevenir e tratar patologias do couro cabeludo e do folículo piloso que provocam a queda dos cabelos. Seu objetivo é minimizar as agressões aos fios e ao couro cabeludo por agentes externos, estimular o crescimento dos novos fios, assim como deixá-los mais grossos e nutridos, promovendo consequentemente fortalecimento dos folículos pilosos e melhora da qualidade dos fios.

Os diferentes procedimentos empregados agem no folículo piloso através de técnicas que aumentam a microcirculação capilar, melhorando o aporte sanguíneo local, o que contribui para uma melhora da oxigenação e nutrição desses folículos. Dessa forma, ocorre um fortalecimento do fio, minimizando a queda capilar das mais diversas causas, sejam elas quais forem: agentes externos como agressões químicas, uso excessivo de calor (secador de cabelo e chapinha); estresse; alopecia; androgenética; alopecia areata; dermatite seborreica; eflúvio tenógeno entre outras, devendo ser iniciado o mais precocemente possível, já que é um tratamento demorado. As tecnologias mais utilizadas no tratamento da queda capilar são: intradermoterapia/MMP; laser; microagulhamento; vacuoterapia; carboxiterapia; alta frequência e massagem capilar. Melhorar a autoestima das pessoas e fazer com que elas se sintam bem com elas mesmas: esta é minha missão.

P: O que você espera ou entende como futuro para essas novas técnicas de harmonização?

R: As pessoas atualmente buscam cada vez mais procedimentos de beleza e rejuvenescimento menos invasivos e que requerem menos tempo possível de recuperação. Por isso, acredito que a harmonização facial é uma área que tende a crescer cada vez mais.

P: O que pensa das cirurgias estéticas mais invasivas e em que casos você recomendaria?

R: Em alguns casos são indicadas cirurgias plásticas estéticas, pois os recursos que utilizamos na harmonização facial muitas vezes não são suficientes para alcançar o objetivo do paciente, principalmente naqueles onde a pessoa passou muitos anos sem cuidar da pele do rosto e do corpo e já apresenta um grau de flacidez muito elevado. Por isso, o quanto antes iniciar esses cuidados, mais tardia será a necessidade de uma intervenção cirúrgica.

P: Quais as partes do corpo e especialmente do rosto você entende que os procedimentos de harmonização estética dão mais resultados?

R: Todos os procedimentos de harmonização facial e corporal dão resultados. Acredito que o segredo de alcançar bons resultados está na indicação de cada procedimento e no comprometimento de cada paciente em fazer sua parte, seguindo as recomendações do profissional.

P: Existe uma idade mínima e máxima para se fazer as aplicações e os procedimentos que você faz na sua clínica?

R: Cada procedimento tem uma indicação específica e, portanto, uma idade para sua recomendação. Se o objetivo do preenchimento, por exemplo, é repor volume, o procedimento será indicado quando a perda de volume começar a acontecer, o que ocorre aproximadamente a partir dos 30 anos. Se o objetivo da toxina botulínica é tratar as rugas dinâmicas (aquelas que surgem quando nos expressamos), sua indicação é quando essas rugas começarem a incomodar o paciente. E assim por diante! Sempre recomendo uma avaliação antes de tudo, pois a individualidade é um ponto que prezo bastante.

Lorena Layla Estética Avançada
Rua Mato Grosso, 800, sala 705 – Santo Agostinho – BH – MG
Telefone: (31) 3023-6558
www.lorenalaylaestetica.com.br
Instagram: @lorenalaylaestetica

 

 

3 thoughts on “PROJETO BELEZA – Entrevista com a biomédica LORENA LAYLA DA SILVA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *