Finlândia – O lugar mais feliz do mundo
Finlândia – O lugar mais feliz do mundo
Por Patrícia Azeredo Coutinho
Cônsul Honorária da Finlândia em MG
A Finlândia é uma nação ao norte da Europa que faz fronteira com a Suécia, Noruega e Rússia e que foi, pelo quinto ano consecutivo, considerado o país mais feliz do mundo no Relatório Mundial da Felicidade da ONU – Organização das Nações Unidas.
Mas como um país de longos e gélidos invernos pode ser o país mais feliz do mundo? Como se mede a felicidade afinal?
Os finlandeses são felizes porque a sociedade finlandesa desenvolveu o que foi descrito como “uma infraestrutura de felicidade”, conquistada de forma sistemática, com esforços consistentes e de longo prazo, pois já sofreu muito com guerras e pobreza.
Nação independente a pouco mais de 100 anos, em poucas décadas se reinventou de forma impressionante, saindo de uma nação agrícola para uma nação próspera e moderna, através de uma política progressista e de futuro, com investimento pesado em educação.
A Finlândia acredita que alegria, contentamento e satisfação não acontecem simplesmente, a felicidade deve ser um objetivo político. É necessário construir a cultura e as instituições sociais necessárias – a chamada infraestrutura da felicidade – para dar às pessoas a base para serem felizes. Essa infraestrutura se manifesta, por exemplo, em benefícios de bem-estar, baixos níveis de corrupção, além de outros.
A sociedade finlandesa se esforça para oferecer igualdade de oportunidades aos seus cidadãos, resultando em alta qualidade de vida da população, da expectativa de vida, um senso comum de liberdade e independência, assim como em confiança uns nos outros e nas autoridades. Finlândia conta com a maior cobertura florestal da Europa e os finlandeses têm uma relação particularmente próxima com a natureza e a valorizam como fonte de bem -estar. Portanto, pode-se dizer que a natureza é um dos fatores que contribui para a felicidade dos finlandeses.
Outro aspecto que influi positivamente no bem-estar da população é o alto grau de igualdade entre os gêneros, tendo sido o primeiro país a dar às mulheres o direito político universal, de voto e candidatura, em 1906.
Esta igualdade é evidenciada pelo esforço da sociedade finlandesa em prol da transparência salarial e de tornar visíveis estruturas desiguais na vida profissional. O fato de terem uma jovem primeira-ministra, Sanna Marin, de 37 anos, que lidera o país desde 2019, fala muito sobre a igualdade de oportunidades entre os gêneros. Altos níveis de confiança e liberdade também ajudam a explicar a felicidade finlandesa. Os finlandeses tendem a confiar em seus vizinhos, funcionários públicos e seu governo e classifica-se consistentemente entre os melhores do mundo em transparência e falta de corrupção. Além disso, tanto os indivíduos quanto as instituições têm altos níveis de liberdade, sendo altamente classificada em liberdade política, civil e de imprensa.
Turismo na Finlândia
A Finlândia é um país exótico para os brasileiros, com experiências únicas e autênticas. Possui também diversas belezas e fenômenos naturais, como a aurora boreal e o “sol da meia noite”, ilhas com lagos, rios, florestas típicas e costumes únicos.
No verão uma dica de ouro é conhecer o fenômeno chamado “Sol da meianoite” que ocorre no final do mês de junho. Quando esse fenômeno acontece, o país fica 24 horas com luz solar, ou seja, o sol não se põe. Além disso, durante o verão também é possível explorar uma ilha ou um lago, são quase 180 mil.
A Finlândia é perfeita para quem gosta de sauna. Para se ter uma ideia lá existem quase 2 milhões de saunas para uma população de pouco mais de 5 milhões, até na roda gigante em Helsinque você pode aproveitar uma.
A Finlândia está próxima de países como Estônia, Suécia e Rússia, onde se pode ir facilmente de navio, passar o dia e apreciar vistas maravilhosas.
A Lapônia finlandesa, que fica no círculo polar ártico ao norte do país, é uma ótima pedida para as famílias. Durante todo o ano tem a aldeia do “verdadeiro” Papai Noel, com várias áreas temáticas e correio oficial, onde você pode conhecer o bom velhinho, seus ajudantes e andar de trenó.
A Finlândia é um dos destinos mais famosos para quem sonha em ver a aurora boreal, pois as luzes são visíveis 200 noites por ano e possui diversos pontos para apreciá-las, além de fazendas de renas e resorts de esqui.