Lançado em Belo Horizonte o livro “Crônicas de Viagem”, de Ismael Gomes Libanio e Dirce Antunes Libanio

Editado pela “Quixote + Do Editoras Associadas”, ele reúne uma centena de crônicas publicadas tempos atrás em revistas e jornais.

Por que o livro?

A reunião dessas crônicas em livro foi sugestão do nosso filho Paulo Eduardo como arquivo de nossas lembranças de viagem. Os outros filhos Alexandre e Ismael Neto, com sua experiência de ex-publicitários, deram importante colaboração.

Fale sobre as crônicas e onde foram publicadas?

As crônicas referem a viagens nossas detalhando, muitas delas, fatos que chamaram nossa atenção e merecedores de serem relatados em uma crônica. Como mencionado no livro, elas foram escritas anos atrás e não foram atualizadas. Há que ter isso em mente quando de sua leitura.Elas foram publicadas em jornais e revistas, sendo que muitas saíram aqui na “Primeira Linha”.

Qual a melhor, mais significativa para você?

É difícil precisar. Muitas relatam momentos muito felizes, outras a realização de desejos acalentados, como a visita ao museu em Philadelphia com a coleção do Dr. Barnes que tem em seu acervo 181 quadros de Renoir!A viagem com os colegas de Medicina em 1954, cujo relato está na primeira crônica do livro. Ou, a viagem de carro com os filhos visitando oito países da Europa.Também, assistir apresentações de Frank Sinatra e Ray Charles; de Woody Allen tocando clarineta e a conversa com ele e sua esposa; os encontros com o cantor e músico Bobby Short, etc.A maravilhosa viagem à Rússia visitando Moscou e São Petersburgo e o passeio de barco entre essas cidades conhecendo o interior tão rico em tradição.

Refeições memoráveis, como jantar com amigos e clientes de nossa consultoria de turismo no “Domaine Les Crayères”, do chef Gérard Boyer, em Reims, na França, então considerado um dos melhores do mundo. Muitas outras poderiam ser mencionadas. Deixo a critério do leitor a escolha da crônica de que mais gostou.

Participação de Dirce?

Dirce deu importante colaboração em todas as viagens sugerindo roteiros, passeios e participando da escolha de hotéis, restaurantes, etc. Também colaborou na escolha das crônicas e fotos. Por sua sugestão e desejo, viajamos pela Europa com os filhos.

Como foi a experiência de escrever um livro?

Todo o texto do livro, isto é as crônicas, já estava pronto. Mas, as inúmeras escolhas a serem feitas tais como que crônicas incluir, a revisão a fazer, quais fotos escolher, que editora contratar, a revisão das provas, a decisão sobre a capa, etc., demandaram muito tempo e esforço.Vale o registro do excelente trabalho do pessoal da “Quixote + Do Editoras Associadas” e a assistência que deram. A edição foi limitada, pois o livro será dado a familiares e amigos não sendo vendido em livrarias.

One thought on “Lançado em Belo Horizonte o livro “Crônicas de Viagem”, de Ismael Gomes Libanio e Dirce Antunes Libanio

  • 22 de março de 2024 em 06:46
    Permalink

    Oi…
    Visitei seu site, muito bom, voltarei em breve.
    Conheça o Sistema Primavera, vai gostar…
    Obrigado..!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *