Ibrahim Abi-Ackel toma posse na Academia Mineira de Letras
Ibrahim Abi-Ackel toma posse na Academia Mineira de Letras
Da Redação
Com o auditório Vivaldi Moreira lotado, Ibrahim Abi-Ackel foi empossado, no dia 6 de maio, na cadeira de número 17 da Academia Mineira de Letras (AML), em cerimônia comandada pelo presidente Rogério Faria Tavares. Tendo como patrono o Conde de Prados e como fundador o médico Eduardo de Menezes, a cadeira 17 já foi ocupada também pelo Desembargador José Antônio Nogueira e pelos ex-ministros Abgar Renault e Aluísio Pimenta.
O termo de posse foi lido pelo secretáriogeral da AML, Jacyntho Lins Brandão. O diploma foi entregue a Abi-Ackel pelo acadêmico Hindemburgo Chateubriand Pereira-Diniz. O discurso de recepção foi pronunciado pelo acadêmico Amílcar Martins Filho, que detalhou toda a trajetória de Abi-Ackel, com destaque para sua atuação como homem público e como jurista. Em seu discurso de posse, Abi -Ackel relembrou a vida de seus antecessores e ainda refletiu sobre a importância e o vigor da Literatura para a humanidade.
Vereador em sua cidade natal, Ibrahim Abi-Ackel também foi procurador-geral do município de Belo Horizonte, durante a gestão do prefeito Amintas de Barros, deputado estadual e deputado federal por dez mandatos. Foi ministro de estado da Justiça e secretário de estado da Defesa Social do governo de Minas. Autor de vários livros e de numerosos estudos jurídicos, sobretudo nos campos do Direito Penal, do Direito Processual Penal e do Direito Penitenciário, o novo acadêmico é autor, ainda, da importante obra “A caminho do leste”, editada pelo Senado Federal, sobre a famosa disputa de território que envolveu os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.