Ibrahim Abi-Ackel, inspirador de gerações de advogados

Paralelamente à carreira política, Dr. Ibrahim Abi-Ackel construiu uma trajetória de sucesso como jurista de reconhecimento nacional pelo notório saber, competência e seriedade. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Direito Público, foi ministro da Justiça durante o governo de João Figueiredo (1980-1985) e Procurador de Belo Horizonte.

Sócio-Presidente do Conselho do Abi-Ackel Advogados Associados, o jurista segue à frente de uma banca mineira de atuação nacional que congrega uma extensa rede de advogados e parceiros que asseguram uma atuação personalizada nos grandes centros empresariais do país e também no interior dos Estados.

“Assim como a carreira política, a atuação jurídica sempre me reservou grandes desafios e vitórias. No Abi-Ackel Associados já são décadas de uma construção contínua. Trabalhamos para unir competências e ofertar aos clientes uma consultoria jurídica consistente e de qualidade inquestionável”, enfatiza o jurista.

O escritório trabalha no formato full service, sendo reconhecida sua expertise nas áreas de Contencioso Civil, Contencioso e Consultivo Estratégico, Criminal, Contratos, Direito Ambiental, Direito Bancário e, ainda, Direito das Famílias e Sucessões, Trabalhista, Energia, Telecomunicações, dentre outras. Com fluxos exclusivos, a banca faz o uso aplicado de dados e análises e raciocínio sistemático que permitem assegurar os melhores resultados para os clientes. Além dos contratos contínuos, alguns já de décadas, também atende demandas específicas.

Marco Tulio Dias, Loyanna Menezes e Dr. Ibrahim Abi-Ackel

Sendo amplamente reconhecido com um dos maiores oradores da história do Brasil, Abi-Ackel notabilizou-se desde o início da carreira como exímio advogado no tribunal do júri. Seu notável conhecimento jurídico, aliado ao raro dom da oratória logo o singularizou como uma das maiores autoridades em direito penal no país. Esse reconhecimento aumentou ainda mais quando, na década de 1980, na qualidade de Ministro da Justiça, promoveu ampla reforma e modernização da legislação penal e processual penal.

A busca da modernização sempre foi uma das marcas da trajetória do Dr. Ibrahim. E é isso que ele aplica e ensina no Escritório.

Focado nos clientes, o escritório sempre investiu em modernas tecnologias que afiançam procedimentos internos seguros para entregar uma advocacia agregadora, criativa e eficiente. “A advocacia de extrema qualidade, na modernidade, precisa estar alinhada com a identidade do cliente, para estabelecer uma atuação propositiva estruturada compatível com os valores do negócio e a visão de futuro da empresa”, destaca Dr. Abi-Ackel.

Completando o quadro de sócios e o comando da banca, estão Loyanna Menezes e Marco Túlio Dias. A Sócia-Diretora Executiva é advogada e especialista em Gestão de Pessoas pela FGV/Ohio University e membro do Programa de Formação de CEOs da FGV SP/Stanford e Formação de Conselheiros da Fundação Dom Cabral (FDC). Loyanna lidera a equipe de mais de 100 profissionais e uma extensa rede com mais de 500 parceiros que atuam nos mais variados mercados. Já Dias, Sócio-Diretor Operacional, é advogado corporativo, mestre em Direito, que atua nas esferas contratual, societário, cível, bancário, securitário, imobiliário e consumerista, com vivência no atendimento jurídico consultivo e contencioso de grandes grupos econômicos.

Segundo Dr. Abi-Ackel, a Banca sempre foi uma incubadora de grandes talentos, tendo por ela passado grandes nomes da advocacia e profissionais que hoje exercem cargos na magistratura e no Ministério Público.

Homenagens

Pela sua atuação, Dr. Ibrahim Abi-Ackel recebeu inúmeras condecorações nacionais e de países estrangeiros. Pertence ao Instituto dos Advogados do Brasil, de Minas Gerais e de Brasília, ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e, em maio deste ano, tomou posse na cadeira nº 17 da Academia Mineira de Letras, como forma de reconhecimento à expressiva contribuição para a literatura jurídica brasileira.

Aliando o talento jurídico ao literário, é autor de mais de uma dezena de obras. São elas: Rui e o Civilismo (1959), O Código Tributário em Face da Constituição (1960), A Imunidade Tributária das Autarquias Federais (1961), A Questão do Iate Golfe Clube de Minas Gerais (1961), Poder Exercido por Particular em Bem Público Dominial (1961), O Tombamento da Serra do Curral (1962), Bernardo Pereira de Vasconcelos e Seu Tempo (1980), A Questão da Violência e da Criminalidade (1981), As Diretrizes Básicas da Reforma Eleitoral (1981), Criminalidade e Violência (1981), Reforma Penal (1981), Projetos de Reforma Penal (1983) e A História de Minas Revisitada (1985).

Sucessão

Ibrahim Abi-Ackel é pai do advogado e deputado federal, Paulo Abi-Ackel (PSDB/MG), e avô do desembargador Henrique Abi -Ackel Torres, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *