Artista plástico Renê Nascimento
Artista plástico Renê Nascimento
Fases da carreira de BH a New York
Por Maria Elvira Sales Ferreira
Começou trabalhando comigo na diretoria do Colégio Anchieta (na Rua Tamoios, 729 – Centro), semente do Centro Universitário Newton Paiva Ferreira (nome de nosso Pai, o fundador do Colégio e patrono do segundo).
Comunicativo, educado, sensível, desenhava muito bem, todos observávamos o Renê. Paisagens, rostos, tudo o motivava a desenhar.
Convidei-o a pintar um óleo à porta do meu escritório na sede e ele o fez. Ouro Preto e seu casario, como chamou atenção. Todos lá iam para ver seu trabalho. Surgiram encomendas, começou a fazer vitrines, eu mesma sugeri que estudasse Belas Artes na UFMG (gratuito), e ele assim fez, completou o curso.
Família humilde, mas muito bem estruturada, afrodescendente, irmão jornalista (Toninho, já falecido).
Renê decidiu tentar os Estados Unidos. Ousadia! E lá foi ele!!!!! Desde 2003 reside em NY. Não deixou de cursar a FAAP em SP, antes de partir e o Parque Lage no RJ e em NY a Arts Students League.
Conheceu o Professor Domício Coutinho em NY quando participou e apoiou a criação da Brazilian Endowment for the Arts, que tive ocasião de conhecer há anos atrás. Esse Centro divulga Artes Plásticas, Folclore, Literatura e Cinema brasileiras.
Foi convidado a pintar o primeiro Mural em um restaurante americano, o que promoveu seu trabalho junto a comunidade e imprensa brasileira.
Voltou a fazer outros painéis e trabalhos de ambientação. Junto com Alcinda Saphira e Antonio Oliveira, criaram o Migration, exposição itinerante de intercâmbio de artistas entre Brasil e NY.
Renê Nascimento recebeu todos os prêmios da Comunidade Brasileira como destaque nas Artes Plásticas. Tem participado de diversas exposições na América, Europa e Ásia, com destaque para uma temática especial: NY Bikes.
Como são lindas suas bicicletas!!!!! Apaixonantes, parecem ter vida!!!
Vem pintando painéis para lobbies de edifícios, restaurantes e espaços públicos, recentemente no Canadá e Portugal.
Seu trabalho está em livros de autores e fotógrafos americanos, Realiza também projetos de decoração e outras áreas das artes. Versátil nosso Mineiro Renê!
A grata surpresa aconteceu há pouco. Foi convidado a compor o grupo de artistas na criação de TILT Tracy Lee Stum 3D Museum no American Dream Mall em New Jersey, considerado o segundo maior “Indoor Park” da América.
Penso, que nós conterrâneos de Renê Nascimento, podemos sentirmo-nos orgulhosos desse mineiro, que foi “no peito e na garra” e está vencendo e tornando-se reconhecido por seu talento.
Parabéns Renê Nascimento!!!
Deus o proteja sempre, a você e seu companheiro Darryl Crichlow, casal que adoro!!!!!
Sua madrinha (como diz), Maria Elvira de Sales Ferreira.
Pingback: Exposição “ AQUARELAS RECENTES” - Revista Primeira Linha I