PRÊMIO PRIMEIRA LINHA ESPECIAL 2021 – Clémenceau Chiabi & Engenheiros Associados
PRÊMIO PRIMEIRA LINHA ESPECIAL 2021 – Clémenceau Chiabi & Engenheiros Associados
Nivia Carvalho
São mais de três décadas de vitalidade e notoriedade em um cenário altamente competitivo, fazendo a diferença com componentes indispensáveis: excelência técnica e valor ético. Qual o segredo para tão inspirador êxito, merecedor do Prêmio Primeira Linha desta edição? “Foco no resultado e atenção às melhores práticas em desenvolvimento na nossa área profissional”, revela o engenheiro Clémenceau Chiabi Saliba Júnior, à frente da empresa que leva seu nome.
“Atualização e estudos permanentes são fundamentais”, acrescenta o líder da Clémenceau Chiabi & Engenheiros Associados, especializada em perícias de engenharia, avaliações patrimoniais e análise de riscos. “Para atuar nesse segmento, é necessário muito mais que formação nas diversas áreas tecnológicas: é preciso manter uma disciplina de estudos, especializando-se sempre, atualizando-se a respeito das normas em vigência, além de empregar um rigor técnico e ético inquebrantáveis”, declara.
Esse é o alicerce para o desdobramento e construção da sólida trajetória profissional que impulsiona o desempenho da empresa ao mais alto patamar de reconhecimento. As raízes que movem a paixão pela engenharia remontam a uma infância carregada de sentido afetivo e familiar, representada pela memória da herança concreta do avô paterno, Wilson Saliba. “Embora farmacêutico, ele sempre gostou de obras e nos levava para acompanhá-lo em várias delas”, relembra o engenheiro.
Um protagonista do talento
“A especialização em avaliações e perícias veio naturalmente, principalmente pelo lado curioso e investigativo que sempre tivemos”, conta Clémenceau. “Meus pais nos recordam sempre que, desde bem novos, já desmontávamos os brinquedos para entender como funcionavam e poder consertá-los”, acrescenta, com saudosismo e orgulho.
Profissionalmente, a história do engenheiro começa em 1986, atuando na diretoria técnica internacional de uma construtora de grande porte. Antes de protagonizar a fundação da própria empresa, em 2005, o personagem ainda imprimiu sua habilidosa capacitação em uma renomada empresa mineradora. “Sempre com o cuidado de conciliar os horários com a vida acadêmica na PUC Minas e com os trabalhos honoríficos, como na Defesa Civil de Belo Horizonte e no Ibape – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia”, enfatiza.
A constância dos progressos na esfera do trabalho pericial é uma realidade pertinente desde a graduação do engenheiro, efetuada com promissor potencial em jornadas noturnas e durante finais de semana, até o ano de 2005. A perspicaz dedicação culminou em um relevante reconhecimento público em 2011: a premiação com a Medalha Eurico Ribeiro para o melhor trabalho na área de Perícias de Engenharia do Brasil, concedida pelo Ibape.
Uma referência nacional
O prestígio foi aumentando ao longo dos anos proporcionalmente à atualização e alinhamento da Clémenceau Chiabi & Engenheiros Associados à evolução que a contemporaneidade impõe a todos os setores da economia. E mesmo o cenário desafiador pressuposto pela pandemia, que desencadeou a maior crise sanitária mundial nos últimos tempos, não freou o desempenho que configura a empresa como referência em todo o território nacional.
Seriedade e respeito são as ferramentas que o líder nato preconiza para garantir a eficiência e o prestígio da Clémenceau Chiabi & Engenheiros Associados no circuito empresarial. “Os trabalhos são acompanhados por metas, habitualmente semanais, e não por jornada física”, expõe. “Reuniões virtuais passaram a ser rotina”, acrescenta, ressaltando o diferencial de uma equipe 100% pósgraduada em avaliações e perícias. “Alunos de maior destaque são convidados a integrar nosso time”, assinala.
São mais de dois mil laudos emitidos, cuja soma do valor histórico em disputa ultrapassa 3,5 bilhões de reais, evidenciados em perícias de engenharia, avaliações patrimoniais, elaboração e análise de Claims, Dispute Boards, tanto no judiciário quanto em arbitragens e contratos particulares. A ampla experiência em engenharia econômica, gerenciamento de contratos e execução de obras industriais e de infraestrutura integram o proeminente escopo da empresa.
Clémenceau Chiabi na presidência do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE) merece destaque
Eleito como presidente do Ibape Nacional para um mandato de dois anos, Clémenceau Chiabi aponta a produção e a difusão do conhecimento como os pontos fortes da sua gestão, compreendida entre os anos de 2020 e 2021. “Somos amplamente reconhecidos pelos próprios profissionais da área tecnológica”, analisa. “Os associados são considerados uma referência técnica nacional e internacional”, ressalta.
Conduzir uma entidade desse vulto em tempos de pandemia representa uma experiência dotada de espírito inovador, engajamento e estratégia, superando e vencendo desafios. “Para manter os associados motivados e mobilizados, promovemos uma série de eventos on-line e incentivamos grupos de trabalho a construir publicações técnicas de alto nível”, anuncia.
“Assumir a presidência é um misto de responsabilidade e muita honra, afinal, o Ibape Nacional é uma das entidades técnicas mais respeitadas no Brasil”, reflete. A candidatura do presidente foi natural e inevitável, em função da destacada gestão à frente do Ibape-MG. A coordenação do XVIII Cobreap – Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias, em 2015, também pesou na eleição.
Gerir no contexto desafiador da pandemia é sinônimo de aprendizado para Chiabi. “Aprendemos a trabalhar à distância, e as reuniões com a diretoria, presidentes dos Ibapes Estaduais e Comissões Técnicas se tornaram muito mais frequentes que antes”, pondera. Os números comprovam que o balanço desse mandato superou todas as expectativas e marcou a história do Ibape: os seguidores evoluíram de dois mil para mais de 25 mil, considerando o YouTube (5.192), Instagram (11.600), LinkedIn (3.654) e Facebook (5.472).
REMEMORANDO a solenidade de posse na sede da FIEMG
CONFIRA ALGUNS DESTAQUES DAS AÇÕES DO IBAPE NA GESTÃO 2020/21