PRÊMIO PRIMEIRA LINHA ESPECIAL 2021 – Clémenceau Chiabi & Engenheiros Associados

PRÊMIO PRIMEIRA LINHA ESPECIAL 2021 – Clémenceau Chiabi & Engenheiros Associados

Nivia Carvalho

O jornalista José Lopes entregou o troféu a Clémenceau Chiabi

São mais de três décadas de vitalidade e notoriedade em um cenário altamente competitivo, fazendo a diferença com componentes indispensáveis: excelência técnica e valor ético. Qual o segredo para tão inspirador êxito, merecedor do Prêmio Primeira Linha desta edição? “Foco no resultado e atenção às melhores práticas em desenvolvimento na nossa área profissional”, revela o engenheiro Clémenceau Chiabi Saliba Júnior, à frente da empresa que leva seu nome.

“Atualização e estudos permanentes são fundamentais”, acrescenta o líder da Clémenceau Chiabi & Engenheiros Associados, especializada em perícias de engenharia, avaliações patrimoniais e análise de riscos. “Para atuar nesse segmento, é necessário muito mais que formação nas diversas áreas tecnológicas: é preciso manter uma disciplina de estudos, especializando-se sempre, atualizando-se a respeito das normas em vigência, além de empregar um rigor técnico e ético inquebrantáveis”, declara.

Esse é o alicerce para o desdobramento e construção da sólida trajetória profissional que impulsiona o desempenho da empresa ao mais alto patamar de reconhecimento. As raízes que movem a paixão pela engenharia remontam a uma infância carregada de sentido afetivo e familiar, representada pela memória da herança concreta do avô paterno, Wilson Saliba. “Embora farmacêutico, ele sempre gostou de obras e nos levava para acompanhá-lo em várias delas”, relembra o engenheiro.

Um protagonista do talento

“A especialização em avaliações e perícias veio naturalmente, principalmente pelo lado curioso e investigativo que sempre tivemos”, conta Clémenceau. “Meus pais nos recordam sempre que, desde bem novos, já desmontávamos os brinquedos para entender como funcionavam e poder consertá-los”, acrescenta, com saudosismo e orgulho.

Clémenceau com as sócias do Escritório Bruna Beire e Natália Barcelos

Profissionalmente, a história do engenheiro começa em 1986, atuando na diretoria técnica internacional de uma construtora de grande porte. Antes de protagonizar a fundação da própria empresa, em 2005, o personagem ainda imprimiu sua habilidosa capacitação em uma renomada empresa mineradora. “Sempre com o cuidado de conciliar os horários com a vida acadêmica na PUC Minas e com os trabalhos honoríficos, como na Defesa Civil de Belo Horizonte e no Ibape – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia”, enfatiza.

A constância dos progressos na esfera do trabalho pericial é uma realidade pertinente desde a graduação do engenheiro, efetuada com promissor potencial em jornadas noturnas e durante finais de semana, até o ano de 2005. A perspicaz dedicação culminou em um relevante reconhecimento público em 2011: a premiação com a Medalha Eurico Ribeiro para o melhor trabalho na área de Perícias de Engenharia do Brasil, concedida pelo Ibape.

Uma referência nacional

O prestígio foi aumentando ao longo dos anos proporcionalmente à atualização e alinhamento da Clémenceau Chiabi & Engenheiros Associados à evolução que a contemporaneidade impõe a todos os setores da economia. E mesmo o cenário desafiador pressuposto pela pandemia, que desencadeou a maior crise sanitária mundial nos últimos tempos, não freou o desempenho que configura a empresa como referência em todo o território nacional.

Seriedade e respeito são as ferramentas que o líder nato preconiza para garantir a eficiência e o prestígio da  Clémenceau Chiabi & Engenheiros Associados no circuito empresarial. “Os trabalhos são acompanhados por metas, habitualmente semanais, e não por jornada física”, expõe. “Reuniões virtuais passaram a ser rotina”, acrescenta, ressaltando o diferencial de uma equipe 100% pósgraduada em avaliações e perícias. “Alunos de maior destaque são convidados a integrar nosso time”, assinala.

Clémenceau entre diretoras e funcionárias de seu escritório: Letícia Thibau, Paula Binoti,Bruna Beire, Natália Barcelos, Débora Barreto e Amanda Mendes

São mais de dois mil laudos emitidos, cuja soma do valor histórico em disputa ultrapassa 3,5 bilhões de reais, evidenciados em perícias de engenharia, avaliações patrimoniais, elaboração e análise de Claims, Dispute Boards, tanto no judiciário quanto em arbitragens e contratos particulares. A ampla experiência em engenharia econômica, gerenciamento de contratos e execução de obras industriais e de infraestrutura integram o proeminente escopo da empresa.

Clémenceau Chiabi na presidência do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE) merece destaque

Eleito como presidente do Ibape Nacional para um mandato de dois anos, Clémenceau Chiabi aponta a produção e a difusão do conhecimento como os pontos fortes da sua gestão, compreendida entre os anos de 2020 e 2021. “Somos amplamente reconhecidos pelos próprios profissionais da área tecnológica”, analisa. “Os associados são considerados uma referência técnica nacional e internacional”, ressalta.

O discurso de posse de Clémenceau Chiabi

Conduzir uma entidade desse vulto em tempos de pandemia representa uma experiência dotada de espírito inovador, engajamento e estratégia, superando e vencendo desafios. “Para manter os associados motivados e mobilizados, promovemos uma série de eventos on-line e incentivamos grupos de trabalho a construir publicações técnicas de alto nível”, anuncia.

Entrevistado pela Globo sobre um tema da sua especialidade

“Assumir a presidência é um misto de responsabilidade e muita honra, afinal, o Ibape Nacional é uma das entidades técnicas mais respeitadas no Brasil”, reflete. A candidatura do presidente foi natural e inevitável, em função da destacada gestão à frente do Ibape-MG. A coordenação do XVIII Cobreap – Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias, em 2015, também pesou na eleição.

Gerir no contexto desafiador da pandemia é sinônimo de aprendizado para Chiabi. “Aprendemos a trabalhar à distância, e as reuniões com a diretoria, presidentes dos Ibapes Estaduais e Comissões Técnicas se tornaram muito mais frequentes que antes”, pondera. Os números comprovam que o balanço desse mandato superou todas as expectativas e marcou a história do Ibape: os seguidores evoluíram de dois mil para mais de 25 mil, considerando o YouTube (5.192), Instagram (11.600), LinkedIn (3.654) e Facebook (5.472).

REMEMORANDO a solenidade de posse na sede da FIEMG

CONFIRA ALGUNS DESTAQUES DAS AÇÕES DO IBAPE NA GESTÃO 2020/21

 

Clémenceau recarregando as baterias para enfrentar o dia a dia de seu escritório em tour com a família por Ouro Preto

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *