PRÊMIO PRIMEIRA LINHA ESPECIAL 2021 – SAPATARIA ELMO

PRÊMIO PRIMEIRA LINHA ESPECIAL 2021 – SAPATARIA ELMO

Um passo à frente em direção ao novo e único

Por Nivia Carvalho
Comprar na Elmo representa muito mais do que uma escolha. Comprar na Elmo significa a identificação da família mineira com os valores intrínsecos à sua essência: respeito, transparência e confiança. Reconhecendo o valor inegável dessa empresa, que mantém a vitalidade diante de todos os desafios e transformações do mercado, o Prêmio Primeira Linha Especial 2021 desta edição homenageia um empreendimento cuja trajetória se mistura à história da capital, enaltecendo a cultura e a tradição do povo mineiro.

O troféu do Prêmio Primeira Linha Especial 2021 foi entregue ao presidente Rodrigo Ballesteros Falci pelo editor e diretor-geral da revista, José Lopes
No seu dia a dia de trabalho o presidente Rodrigo B. Falci ocupa a mesa que foi do avô Ignácio Ballesteros

À frente da terceira geração dos Ballesteros, o presidente da Sapataria Elmo revela o segredo que mantém o vigor e o êxito do grupo ao longo das mais de oito décadas: a alma da empresa está em cada passo rumo à excelência, com a firmeza do propósito de atender as demandas e necessidades do cliente, superando
expectativas e surpreendendo com um tratamento exclusivo e personalizado.

“Nossos clientes são extremamente valorizados como dignos do melhor atendimento que possamos prestar”, assegura Rodrigo Ballesteros Falci, acentuando uma fidelização que vai muito além da gestão baseada em garantir a qualidade dos produtos e preços competitivos. O ponto de equilíbrio desse caminho direcionado à satisfação do cliente acompanha a evolução do varejo e as mudanças comportamentais do consumidor.

O resultado não poderia ser diferente: a consagrada e fiel preferência do público. “Sabemos para quem trabalhamos”, enfatiza o presidente. “O mineiro sempre soube valorizar o que é bom para ele e, principalmente, para a sua família”, acrescenta, ressaltando a importância que a Elmo destina aos tradicionais valores e laços inerentes à cultura do povo que acolheu o grupo em Minas.

Trilhando por essas vias, a empresa representa o espírito empreendedor dos Ballesteros e o respeito pela marca, colaboradores e clientes. “Trabalhamos com transparência, verdade e buscando sempre fazer o melhor pela continuidade da Sapataria Elmo”, declara o presidente. “Meu mantra Vender com Qualidade significa qualificar toda cadeia, desde a escolha do produto até a sacola do cliente”, completa.

Solidez e renome

Tudo começou com a chegada do imigrante espanhol Ignácio Ballesteros Rodriguez a Nova Lima, aos 22 anos. “Meu avô inaugurou a Sapataria Moderna, em 1938, e não parou mais”, conta Rodrigo Ballesteros. Entre 1948 e 1969, o jovem empreendedor abriu mais quatro lojas em Belo Horizonte.

O casal Maria e Ignácio Ballesteros cortando a fita simbólica da inauguração
de uma loja da Elmo

Entre elas, a Secção 99, a Helbeth e a Mundo dos Calçados, com filial em Vitória (ES). A abertura da Elmo, em 1969, na avenida Afonso Pena, trouxe notoriedade para a rede. As vitrines, expondo novidades e tendências, integravam o atraente comércio da então charmosa avenida, e encantavam os consumidores. O sucesso culminou na mudança  dos nomes das demais lojas.

“A Elmo tem grande importância na economia não só de Minas, mas também no resto do país, já que muitas fábricas do setor calçadista cresceram e se desenvolveram em função da empresa que meu avô criou”, afirma Rodrigo Ballesteros. “A história da Elmo ainda continua sendo escrita e trabalhamos,
também, para deixar um legado para as gerações futuras”, reforça o presidente.

Reinvenção e aprendizado

O cenário de adversidades e desafios impostos pela pandemia foi o pano de fundo para a reinvenção, transformando oportunidades em aprendizado e experiências inovadoras em desenvolvimento e longevidade. Sempre redescobrindo novas maneiras de configurar o modelo de gestão, dando um passo à
frente rumo à valorização do cliente.

“O varejo, assim como tantos outros setores da economia, precisa ter espaço para poder trabalhar, produzir, gerar riquezas e crescimento para o país”, assinala o presidente da rede. “Ninguém estava preparado para produzir com lojas fechadas”, complementa, enfatizando a importância do contato humano nas vendas, mesmo com a tecnologia do universo on-line.

Alinhada e atenta às necessidades do público, a Elmo busca implementar as melhores práticas para aprimorar produtos, visual e merchandising das lojas, preparação das equipes e tecnologia da informação. “Atualmente, contamos com o novo PDV da Data System (USE), que nos proporciona uma
visão excelente de toda operação”, pontua Ballesteros. “Novos parceiros de tecnologia estão chegando para trazer ainda mais assertividade e vendas com qualidade”, acrescenta.

Panorâmica

A Sapataria Elmo conta com vinte lojas em Minas Gerais, distribuídas em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão da Neves, Sete Lagoas e, em breve, em Barbacena. No Espírito Santo, são nove lojas
instaladas em Vitória, Serra, Cachoeiro do Itapemirim, Vila Velha e Cariacica. O grupo também marca presença no e-commerce elmo.com.br.

São 404 colaboradores diretos, trabalhando com um mix médio de 900 produtos, com versões de cores e grade de numeração para calçar toda a família, distribuídos nas seções femininas, masculinas e infantis, incluindo ainda acessórios como bolsas, mochilas, meias, carteiras, cintos, malas e as novidades na linha de pequenos eletrônicos.

Café Mineiro

Depois da entrega do troféu do Prêmio Primeira Linha Especial na sede administrativa da Elmo no Sion o presidente Rodrigo B. Falci e um grupo de familiares, assim como executivos da empresa, ofereceram um típico café mineiro à revista PRIMEIRA LINHA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *