TURISMO EM VILA RICA

TURISMO EM VILA RICA

Ouro Preto respira cultura mesmo na pandemia

(Texto: Nízea Coelho)

 “O turismo será o fator preponderante no soerguimento econômico de Ouro Preto e na revalorização do nosso quadro social” – Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto.

Acordar, olhar pela janela lateral e avistar uma igreja, um sinal de glória. Sentir a brisa do inverno entrando pela fresta da porta e saber que o café da manhã te espera com um chocolate quente. Visitar Ouro Preto no inverno é imergir num turbilhão de sentimentos e eventos que nem mesmo uma pandemia mundial é capaz de apagar. Junho chegou, e com ele Ouro Preto se inova para manter viva a cultura que encanta há décadas visitantes do Brasil e do mundo.

A cidade vem se preparando para a retomada consciente do turismo, seguindo as regras do programa Minas Consciente do Governo do Estado. Alguns eventos, que antes atraíam milhares de pessoas para as praças e ladeiras, precisaram se inovar e se adaptar à nova rotina imposta pela COVID-19.

Um deles é o Festival Tudo é Jazz, que acontece nos dias 16 e 17 de junho com transmissão pelo canal do Youtube do evento. Com 18 anos de atividade e mais de 1500 músicos nos palcos, o Festival traz em 2021 Silvia Gomes, Túlio Mourão, Marco Lobo, Nath Rodrigues, Chico Amaral Quarteto, Gilson Peranzzetta e Marcel Powell. As gravações aconteceram em maio e tiveram como cenários a Casa de Gonzaga, o pátio externo da Escola de Minas e o teatro do GLTA.

Na semana seguinte, a chegada do inverno dá início ao Festival de Cinema. Entre os dias 23 e 28 de junho, também online (pelo site cineop.com.br), serão exibidos filmes em pré-estreias e mostras temáticas, além da realização do 16º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do Encontro da Educação: XIII Fórum da Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual.

Muito mais do que transmitir eventos online, o secretário da Casa Civil, Zaqueu Astoni, lembra que a administração municipal está tomando medidas para fomentar o setor, “envolvendo as empresas que têm atuação em Ouro Preto, em especial as mineradoras, para apoiar o poder público nesse momento de dificuldade”. A ideia é fazer uma retomada consciente do turismo, setor que representa importante parcela da movimentação econômica de Ouro Preto. “Os serviços básicos do turismo estão passando por requalificação”, completa o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Câmara.

O planejamento dessa retomada conta também com apoio do Governo de Minas. “Em diálogo permanente com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, nós conseguimos estabelecer estratégias importantes no sentido da retomada do turismo como atividade geradora de emprego e renda em Ouro Preto, especialmente agora no pós-pandemia”, explica o prefeito Angelo Oswaldo.

Uma das ações municipais foi a criação do Pró-cultura, programa para auxiliar a classe artística de Ouro Preto durante a pandemia. “Estamos buscando formas para compensar o cidadão, o artista, o artesão, o guia (cicerone), o profissional de uma mina, os músicos nesse momento”, explica a secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro. Felipe Guerra, secretário municipal de Governo, completa: “estamos trabalhando o destino Ouro Preto de forma digital, para que, quando voltarmos ao normal, Ouro Preto saia na frente com esse trabalho de marketing do destino”.

O que todos esperam, ansiosos, é que em breve a Cidade Patrimônio Mundial possa ter as ladeiras cheias, em um sobe e desce regado a muitas fotografias, gastronomia e aulas de história. Enquanto isso, o público físico está reduzido, mas os eventos online se tornaram mais amplos, atingindo mais pessoas, em mais lugares.

Preparados? Luz, câmera, ação! O inverno cultural vai começar.

 

O que está aberto em Ouro Preto:

  • Igrejas:
    • Basílica de Nossa Senhora do Pilar;
    • Igreja de Santa Efigênia;
    • Igreja de São Francisco de Assis;
  • Museu das Reduções;
  • Minas de Ouro;
  • Museu Guignard;
  • Parque do Itacolomi;
  • Hotelaria (funcionando com 50% da capacidade);
  • Restaurantes, bares e lanchonetes (funcionando conforme protocolo do Minas Consciente)

Siga @prefeituraouropreto e @tur_ouropreto no Instagram e fique por dentro do que acontece na cidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *