PRÊMIO PRIMEIRA LINHA ESPECIAL 2020 – ITA LATICÍNIOS
AGRACIANDO O ITA LATICÍNIOS DE ITABIRITO
Da comercialização de aves na feira de Itabirito, no Quadrilátero Ferrífero, à produção de laticínios com a consagrada marca ITA, famosa na Zona da Mata e na região Leste de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte e atualmente exportados para os exigentes mercados dos Estados Unidos, do Mercosul, do Chile e, brevemente, da China. Assim vem sendo escrita a história de sucesso do empresário Márcio Lopes, Troféu Especial Primeira Linha 2020, ano em que festeja as três décadas de vida da empresa que agora se transformou em um grupo com fazenda produtora de leite em alta escala, postos de gasolina e restaurantes
Tudo começou em 1970, quando o belo-horizotino Márcio Lopes se mudou para Itabirito com a esposa Suely e os filhos Eduardo e Gustavo. Começaram vendendo frangos na feira da cidade. Em 1984, ele fundou a Frangora, que começou suas atividades como abatedouro e a comercialização de aves.
Em 2006, a Frangora passou a se chamar MGE, iniciando a distribuição de alimentos de grandes marcas, como Seara, Ferrero Rocher, Natupeixe, KraftHeinz, além de aves e carnes. Quatro anos depois, em 2010, Márcio Lopes e a família compraram a Laticínios ITA, empresa fundada em 1990 por José Flávio Drumond e pioneira na instalação de Sistema de Tratamento de Efluentes.
O pioneirismo, aliás, sempre foi a marca da ITA, também pioneira na certificação de programas de qualidade. Pela excelência dos produtos que oferece, é Certificada para a exportação para inúmeros países.
Doce de Leite Estrada Real
Com capacidade de produção de 300 mil litros de leite por dia, além dos diversos tipos de queijos e derivados, a ITA produz o melhor doce de leite do mercado: o Doce de Leite Estrada Real. Em suas duas unidades estrategicamente localizadas na Zona da Mata e no Vale do Aço, a empresa distribui um mix completo e variado, seguindo as palavras de ordem qualidade e custo-benefício.
Postos de Combustíveis e Fazenda
O Posto de Combustíveis Estrada Real, de bandeira Total, e o Posto Ipiranga, localizados em Itabirito, também integram o Grupo de empresas da família Lopes. Recentemente, a família adquiriu, na região de Itabirito, a fazenda com estrutura montada para a produção de leite em alta escala.
Gestão familiar
A gestão dos negócios sempre foi exercida pelo empresário Márcio Lopes e os filhos Eduardo Amorim, diretor administrativo, e Gustavo Figueiredo, responsável pela área jurídica do Grupo. Já Suely Lopes e Fernanda Amorim, esposa de Eduardo, são as responsáveis pela gestão dos postos de combustíveis.
30 anos na mesa de consumidores e exigentes e nas indústrias de todo o Brasil
Desde a sua fundação, em 1990, a ITA tem como marcas registradas o dinamismo, a modernidade, o investimento em infraestrutura, em recursos humanos, em controle de qualidade e em responsabilidade socioambiental.
Tradição e tecnologia
O encanto da arte queijeira de Minas Gerais já é conhecido no Brasil e noexterior. Márcio Lopes ressalta o orgulho da família de ser parte desta tradição de nosso Estado, sempre aliada à mais alta tecnologia mundial do setor, divulgando o queijo mineiro mundo afora.
O ITA também fornece insumos para a fabricação de pão de queijo a grandes empresas, como a Schreiber, a Kerry, a CPQ, a Polenghi, a Forno de Minas, a BRF, entre outros. “Isto atesta a qualidade dos nossos produtos e comprova que a parceria com grandes fornecedores transforma o negócio em um relacionamento de resultados”, comemora o empresário.
Qualidade e infraestrutura
Com uma infraestrutura completa, o ITA mantém os mais avançados recursos de produção, com tecnologia de ponta, funcionários capacitados e controle fitossanitário. “Possuímos os mais exigentes certificados de qualidade do mercado, como o BPF (Boas Práticas de Fabricação), o APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) e o PAS (Programa Alimento Seguro)”, orgulha-se Márcio Lopes.
O empresário destaca, ainda, que, por se localizado em Minas Gerais, maior e melhor bacia leiteira do Brasil, o ITA seleciona os melhores produtores e a matéria-prima passa por rigoroso controle, que segue os padrões de qualidade internacionais.
Com instalações completas e rigorosamente avaliadas, o processo produtivo do ITA Alimentos começa com a análise química e microbiológica da matéria prima, que só é liberada para a fabricação dos produtos após análise total. O ITA mantém em todas as suas unidades laboratórios de controle de qualidade altamente equipados, com pessoal capacitado para avaliar todas as etapas.
Além do monitoramento realizado pelo SIF – Serviço de Inspeção Federal, a empresa tem controle de checagem de resultados por laboratórios credenciados pelo órgão fiscalizador. Os processos garantem a certificação para exportação, porque atendem aos requisitos de segurança alimentar de seus produtos. Os maisrespeitados institutos e universidades atestam o compromisso do ITA com a qualidade do produto final e o respeito ao meio ambiente.
“Possuímos uma moderna instalação, com capacidade para estocar mais de mil toneladas de produtos. Nossa instalação conta com seis câmaras de congelados, três câmaras resfriadas e amplo espaço para linha seca”, ressalta Márcio Lopes.
Outro diferencial da empresa é o treinamento constante de seus colaboradores, o que garante, com precisão, a pontualidade na entrega dos pedidos. “Nossa frota é composta por veículos novos, especialmente preparados para o transporte de produtos perecíveis, mantendo-os conservados até a entrega a todos os clientes”, comemora o empresário.
Restaurante e Lazer
Também há pouco tempo, em parceria com os empresários Telmo Gomes e Marcelo César, a família Lopes inaugurou uma excelente opção de lazer e alimentação, o espaço ITA MULTI PLACE, localizado ao lado do Laticínios Ita. O local foi totalmente remodelado para atender com qualidade e segurança a região dos Inconfidentes, oferecendo comida mineira, lanches e muito lazer.
Pingback: Fabrício e suas cinco décadas de vida - Revista Primeira Linha I
Sou de itabirito ,moro fora mas não deixo de voltar a minha terra.
Recomendo todos o orodutos (Ita) são realmente muito bons.