Mães de Primeira Linha 2021 – Carmen Schneider Guimarães – Elisabeth Rennó

Mães de Primeira Linha 2021 – Carmen Schneider Guimarães – Elisabeth Rennó

Carmen Schneider Guimarães

Minha mãe

Por Maria de Lourdes Shneider Guimarães

Alguns destes parágrafos foram fruto do diálogo com grandes conhecedores da arte de escrever.

Colhi de D Elizabeth Rennó um instante de profunda meditação, quando soube fazer lindamente, sobre Carmen Schneider Guimarães, uma análise de sua história fértil. Peço permissão à douta escritora e poeta de relevantes atributos literários, para inspirar-me em um pequeno trecho extraído do Prefácio por ela feito para o livro de minha mãe , lançado há pouco tempo : “Palavras Descruzadas”.

Com a satisfação redobrada, recebi de “Primeira Linha”, a incumbência para fazer o elogio à minha dileta e muito querida mãe, no dia dedicado universalmente a elas.

Por muitos anos, desconheci o valor intelectual de minha mãe. Gostava quando ela lia trechos de seus textos, embora eu desconhecesse o que estava dito com palavras que às vezes, eu ignorava.

Por volta dos quatorze anos de idade, minha mãe foi surpreendida por uma premiação de poesia de imenso valor literário. A partir daí, sucederam-se prêmios e prêmios. Um orgulho para todos da família.

A Casa de Estudante capixaba havia lançado este concurso com o qual ela recebeu “medalha de ouro” para a academia de comércio espirito-santense. Meus avós sentiram-se envaidecidos com o sucesso da filha, o que a estimulou a escrever outros ensaios e poemas, que também foram surpreendentemente premiados, desta vez fora do estado do Espírito Santo.

Tais lembranças me animam a descobrir coisas belas sobre minha mãe e sobre seu comportamento literário – escondido e revelado através de estudos e de análises feitas por grandes personalidades.

Meus irmãos e eu sentimo-nos amparados com as vezes que nos mostram a beleza da mente batalhadora de Carmen Schneider, dia após dia, deixando para os filhos e demais descendentes uma trilha que pode ser seguida com muita glória. É o que procuramos exercitar.

Eu te amo, minha mãe.

 

 

Elisabeth Rennó

Homenagem à Minha Mãe

Por Maria Elisabeth Rennó de Castro Santos

O que dizer sobre a minha mãe? Tantas qualidades, tantas facetas, cada uma delas com características especiais!

Como mãe, o cuidado, o carinho e o amor materno incondicional que me acompanha durante toda a vida. Sempre presente e amiga, companheira de aventuras e também de desventuras! O apoio quando preciso, a base que sustenta.

Como avó, uma segunda mãe para os meus filhos, que a consideram como a amiga sempre presente. Como bisavó, carinho puro e deleite com os três bisnetos.

Como mulher, sempre à frente do seu tempo, com ideias inovadoras e realizações inúmeras, sempre com sede do saber e atenta as inovações que surgem. O domínio de novas tecnologias- Computador? Internet? Claro que ela quis conhecer, aprender e usar.

Como escritora, o olhar poético sobre tudo e todas as coisas. As palavras são o seu precioso instrumento, através do qual sentimentos, experiências e sensações são expressos, o que se confirma após a leitura de seus livros, artigos e ensaios.

Como Acadêmica, desbravadora, foi a primeira mulher em 107 anos a presidir a laureada Academia Mineira de Letras com importantes resultados neste período, além de ter assumido a Presidência da Academia Municipalista e Academia Feminina de Letras por vários mandatos.

Traduzir tudo isto em palavras, para mim é muito difícil; talvez a melhor maneira para definir quem é a minha mãe, seja a PAIXÃO por tudo o que faz e principalmente pela VIDA.

One thought on “Mães de Primeira Linha 2021 – Carmen Schneider Guimarães – Elisabeth Rennó

  • 12 de janeiro de 2022 em 10:24
    Permalink

    Que legal…!!
    Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim
    que puder… Boa sorte..!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *