FRENTE PARLAMENTAR DA ADVOCACIA.
Em aproximação com OAB, ALMG cria Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia

FRENTE PARLAMENTAR DA ADVOCACIA. Em um gesto de aproximação com a Ordem dos Advogados de Minas Gerais (OAB-MG), a Assembleia Legislativa anunciou a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia. O presidente do Parlamento, Tadeu Martins Leite (MDB), escolheu a deputada Carol Caram (Avante), advogada de formação, para presidir a frente.
Questionada Pela rede Itatiaia sobre a função da frente, Carol destacou que a intenção será levantar pautas importantes da advocacia e levar as discussões ao Legislativo estadual.
“Nós criamos a frente parlamentar de defesa dos advogados mineiros, das advogadas mineiras, com o intuito de fortalecer a advocacia, não só no Poder Judiciário, mas em toda a sociedade. Como o presidente Tadeu falou muito bem, o advogado tem o papel de zelar pela paz social, por trazer justiça, fazer com que a sociedade tenha uma harmonia dentro dela. Então, a nossa ideia é fazer com que as demandas que impactam diretamente a advocacia e, consequentemente, o cidadão, sejam levantadas por essa frente parlamentar”, disse Carol Caram.
Onu recebe palestra de advogado mineiro

O ex-presidente da OAB-MG e atual conselheiro federal e procurador-geral da OAB Nacional, Sérgio Leonardo, proferiu palestra na sede da ONU em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Sérgio Leonardo falou de seu trabalho à frente da entidade de 2022 a 2024, quando implementou o programa ‘Inovar, Incluir e Avançar’, que foi disruptivo em prol da inclusão das mulheres, dos jovens e, especialmente, da advocacia negra.
O ex-presidente da Seccional mineira revelou que estava muito emocionado e honrado em falar num palco tão relevante e disse que a sede da ONU tem um simbolismo especial: “Esse é um lugar para nos lembrar os compromissos da humanidade com a construção e a manutenção da paz, o alívio do sofrimento humano e a promoção dos direitos humanos”.
Sérgio Leonardo destacou as atitudes concretas adotadas em sua gestão da OAB-MG em favor da inclusão, como a paridade de gênero e a cota racial no quinto constitucional, o Programa Direito na Escola e o projeto Direito na Favela. O ex-presidente também destacou o programa Incluir Direito do CESA – Centro de Estudos das Sociedades de Advogados, que visa a inclusão de estudantes pretos e pardos no mercado de trabalho. Sérgio Leonardo aderiu ao movimento do Instituto Luiz Gama pela criação de um protocolo no âmbito da ONU para impedir que a inteligência artificial generativa reproduza os preconceitos e o racismo arraigados na sociedade ocidental.

FRENTE PARLAMENTAR DA ADVOCACIA.