Um Presépio nos Alpes Suíços

Um Presépio nos Alpes Suíços Por Ataualpa P. Reis

Relembrando minha viagem aos Alpes Suíços em 1997.

Gruyère

Foi após uma viagem a Montreux, na Suíça que conheci o lugar mais lindo do mundo. Saindo desta cidade à beira do Lago Leman e passando pela pitoresca e bucólica cidadezinha de Gruyère, a famosíssima e chique cidade alpina e de inverno de Gstaad e Interlaken, à beira de dois lagos (Thun e Brienz), se chega a lugarejo chamado Tasch, no Valais, base de uma cadeia de montanhas cujo ponto mais alto é o Monte Matterhorn, a 4478 metros de altura. Daqui se alcança a cidade de Zermatt, a 1620 metros, por um trem que roda em trilhos denteados, e chegamos ao meu lugar preferido.

Zermatt, no outono e verão, é daqueles lugares charmosos, com casas alpinas de madeira, nenhum veículo nas ruas (o tráfego de motorizados é proibido). O Matterhorn gelado ao fundo, o friozinho, o campo de golfe da melhor qualidade, quadras de tênis, trilhas para as caminhadas pelas montanhas e o bucolismo mais completo que já encontrei.

Zermatt

No inverno, a cidade se transforma em famosa estação de esqui, com aquele aspecto de presépio, branca de tanta neve e o fervor de multidões de pessoas com seus esquis e trajes multicoloridos.

Um Presépio nos Alpes Suíços

Tanto numa como noutra estação, vale a pena pegar o trem e subir no, a 3135 metros de altura. Aqui se verá a mais fabulosa vista do Matterhorn, além de se ver as grandes geleiras que ocupam esta parte dos Alpes.

Cornegrat

Se sentir frio, a este ponto pode-se pedir um kirsh ou um chocolate quente no bar que há ao lado da estação do trem.

Para se alcançar o Matterhorn, ao contrário, é preciso pegar um dos quatro teleféricos diferentes e subir a 3886 metros.

Aqui, vistas inimagináveis! Na volta a Zermatt pode-se dar uma parada na estação de Riffelalp (a meio caminho da descida) e andar uns 200 metros até o simpático Berhotel e almoçar um prato típico alpino com as montanhas geladas ao fundo.

Nos meses menos gelados pode-se descer a pé deste ponto até Zermatt,0 numa trilha repleta de panoramas esplêndidos e construções típicas da região (absolutamente românticas).

Em Zermatt você pode curtir o rico comércio local, andar pelas bucólicas ruas da cidade, praticar seu esporte ou simplesmente andar pelos seus arredores e curtir integralmente aquele sentimento de que este é um dos lugares mais lindos do mundo.

A noite não deixe jamais de escolher um daqueles românticos restaurantes e jantar uma “fondue”, uma raclete ou outro prato típico (à luz de velas, é claro), com o friozinho da noite e regado a um bom vinho francês cabernet sauvignon, você se sentirá como o Rei do mundo.

De Zermatt parte O trem “Glacier Express”, O expresso do gelo, monumento ferroviário nascido dos sonhos do homem e obra formidável de engenharia.

Glacier Express

Um Presépio nos Alpes Suíços

São 320 quilômetros até St. Moritz, por paisagens deslumbrantes dos Alpes Suíços. Mais deslumbrantes ainda se forem pela carruagem panorâmica, onde se pode almoçar no seu próprio lugar.

 

São sete horas entre cenários fabulosos, usufruídos, por vezes, de fortes sensações proporcionadas pelo trem que, ora voa sobre precipícios, ora rasga cordilheiras, ora sobe, penosamente, montanhas que tocam o céu.

St. Moritz

One thought on “Um Presépio nos Alpes Suíços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *