Engenheiro do Ano da SME
Ricardo Gontijo recebe comenda de Engenheiro do Ano da SME
Engenheiro do Ano da SME, A Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) realizou no dia 12 de dezembro a cerimônia de entrega da comenda ao Engenheiro do Ano 2023. Nesta edição, o agraciado foi o engenheiro civil Ricardo Valadares Gontijo, sócio fundador da Direcional Engenharia. A cerimônia foi prestigiada pela família de Ricardo, associados da SME, empresários, lideranças setoriais e políticas, como o ex-governador Eduardo Azeredo, e Paulo Brant, vice-governador de Minas Gerais entre 2019 e 2022.
Com mais de 40 anos de atuação, a Direcional é uma das maiores construtoras do Brasil, especialista no Minha Casa Minha Vida. Ricardo destacou em seu pronunciamento a trajetória da empresa, com cerca de 200 mil unidades entregues. “O sonho da casa própria chegou a um milhão de brasileiros através do esforço de nossos profissionais”, comemorou ele.
Em seu discurso, o empresário ressaltou muitos pontos antecipados à 45ª edição da Revista Mineira de Engenharia, entregue no evento. A publicação destaca na matéria de capa sua relação com a família, a jornada vitoriosa contra uma doença séria, que o obrigou a um transplante de fígado, e o amor pela engenharia. “Estou muito emocionado com esse reconhecimento pela SME. Para mim, é gratificante ser valorizado como um empreendedor sério, honesto e eficiente”, disse. E completou, valorizando o papel social da construtora que fundou: “Pelas minhas contas, empregamos em nossa história mais de 500 mil pessoas, levando a trabalhadores o sustento de suas famílias”.
Engenheiro do Ano da SME. Ricardo lembrou que hoje se dedica ao conselho de administração da empresa, comandada por seu filho Ricardo Ribeiro Valadares Gontijo. “Como fundador, fiscalizo nosso DNA e, com convicção, tenho orgulho em dizer que a engenharia ainda é nosso maior trunfo. Valorizamos nossa equipe, dos projetistas a encarregados e pintores, que entregam energia e qualidade técnica para fazer a transformação acontecer. Neste palco, sou representante de milhares. Se hoje somos grandes, estou certo de que seremos ainda maiores, sem jamais renunciar à humildade e nossa essência”, encerrou Ricardo, sob aplausos.
Economia de baixo carbono
Virgínia Campos agradeceu a presença de todos e disse da importância da agenda. “Essa cerimônia tem um significado especial. Estamos encerrando um mandado de 3 anos de gestão e, em janeiro, iniciaremos um segundo mandato até o final de 2026. Dedicamos o melhor de nossos esforços e capacidades para reorganizar a casa e proporcionar à SME uma posição estratégica para contribuir com relevância a temas caros ao desenvolvimento de nosso estado e país”, ressaltou. Virgínia dedicou parte do discurso ao homenageado, o engenheiro Ricardo Valadares Gontijo. Disse de sua entrega e qualidades, mesmo diante de tantos desafios que a vida lhe impôs. Para ela, o colega de profissão é um exemplo de conduta e liderança. “Ricardo engrandece a Medalha, e muito nos honra presença de sua família na SME”.
Engenheiro do Ano da SME. Ciente de sua responsabilidade e atribuições, Virgínia também destacou o valor da Engenharia. Para ela, uma arte da ciência aplicada, na medida em que faz parte das vidas das pessoas, contribuindo para melhorá-las. “Entendemos que a Engenharia deve impactar e ao mesmo tempo ser influenciada pela qualidade de diálogos, pelas demandas, necessidades e expectativas das comunidades. Integrar e compreender, para assim transformar com inovação, dedicação e interesse coletivo”, pontuou. A presidente continuou e lembrou do aniversário da entidade, que completa em fevereiro 93 anos de contribuição à sociedade. Ressaltou a presença da SME entre as 43 Entidades Precursoras, criadas antes da promulgação do Confea e dos Creas. “Defendemos pautas relevantes, como a transição energética. Nesse caminho, instituímos aqui na SME o Centro de Referência das Engenharias de Baixo Carbono e estamos trabalhando para revitalizar e inserir nossa sede em um circuito permanente de atividades e de interação com empresas e pessoas”, reforçou.
Chanceler
Engenheiro do Ano da SME. O nome de Gontijo foi indicado por Aloísio Vasconcelos, ex-presidente da SME e Engenheiro do Ano em 2018. O chanceler da medalha destacou o colega por sua trajetória de grandes conquistas, e de desafios de igual grandeza. Ele enalteceu a cidade natal do homenageado, Bom Despacho, na região do Alto São Francisco, e convocou Liliane Valadares Gontijo para colocar a medalha de Engenheiro do Ano no irmão. “Quem não conhece Bom Despacho não conhece o mundo”, brincou o chanceler. Os Gontijo parecem dispostos a fortalecer esse mito.