Sorveteria Universal completa 90 anos

Sorveteria Universal completa 90 anos

Por Vanessa Amarante
O bairro Floresta, com mais de 100 imóveis tombados, é referência em arte, lazer e gastronomia e tornou-se memória afetiva para quem mora na Capital.

Flagrante da sorveteria nos tempos de sua inauguração

Conforme algumas versões, ganhou esse nome por conta da paisagem verde que se avistava a partir do Centro da cidade. Em meados das décadas de 30 e 40 o comércio começou a se desenvolver em locais tradicionais, principalmente, na região compreendida pelas avenidas do Contorno e Assis Chateaubriand. A rua Itajubá, durante muito tempo, foi um dos pontos mais movimentados. Lá eram realizados os famosos bailes de carnaval e sessões de cinema no Cine Floresta.

Foi nesse cenário promissor, em que o bairro florescia, que Arthur Spina, italiano de origem siciliana, brindou os seus moradores com a inauguração da primeira sorveteria de BH em 1932 , a SORVETERIA UNIVERSAL. Localizada em ponto estratégico, bem em frente à Igreja N.Sra. das Dores, e ao lado da primeira bomboniere Lalka, a sorveteria passou a ser ponto de encontro de amigos, namorados e famílias. Porém, a história da estabelecimento teve início uns anos antes, em 1928, quando o imigrante italiano Arthur Spina acabara de chegar ao Brasil. Passou algum tempo em São Paulo, casou com a, também, imigrante italiana Ana Spina e, na ocasião, vislumbrou a possibilidade de tornar o gelato italiano em uma ótima opção de negócio em Belo Horizonte.

Ao mesmo tempo, na Itália, Bruno Carpigiani havia lançado no mercado máquinas de gelato rápidas e eficientes. Desta forma, Arthur Spina tratou de importar as máquinas Carpigiani de sorvete e pode concentrar o seu lado criativo nas deliciosas receitas da família que, também, fabricavam gelatos artesanais na região da Siciia.

A sensibilidade e generosidade do imigrante italiano foram fundamentais para que ele, sabiamente, escolhesse o nome SORVETERIA UNIVERSAL para o seu negócio. SORVETERIA nome popular, no Brasil das gelaterias italianas e, também, em razão da fraternal acolhida recebida desde a sua chegada. UNIVERSAL no sentido de união dos povos e que agradasse a todos.

Os anos passaram, a família cresceu (8 filhos) e com eles uma centena de amigos e clientes. Duas de suas filhas assumiram a direção da sorveteria em 1950, depois a neta Thelma e, finalmente, as bisnetas Aline Lacôrte e Liliane Lacôrte passaram a ser as guardiães do estabelecimento. Muitas histórias, muitas vitórias, muitas alegrias e, também, um grande susto, quando um incêndio, em 1994, destruiu todo o prédio onde estava localizada a bela e aconchegante sorveteria. Atordoados, vizinhos, amigos e parceiros ofereceram todo o apoio para que ela voltasse a funcionar…e em pouco tempo, a Sorveteria Universal voltou a brilhar com o mesmo esmero e plenitude.

O charmoso food truck em forma de calhambeque

As irmãs Aline e Liliane, que comandam o estabelecimento há 8 anos, mantêm o mesmo receituário artesanal e de frutas naturais e com 50 opções de sabores diferentes. Com o tempo, promoveram várias inovações na forma de melhor atender os clientes. Seguindo a tendência das ruas, implantaram o Food Truck e o “calhambeque” da sorveteria Universal que estão presentes nos grandes eventos gastronômicos. Implantaram, também, a plataforma de delivery mesmo antes da pandemia e que mantêm até hoje.

No ano passado, atendendo a grande demanda, inauguraram uma nova loja no shopping Band Center da Avenida Bandeirantes.

Em setembro deste ano, a Sorveteria Universal completou 90 anos de existência vendendo mais do que sorvetes, sabores, amores e momentos marcantes que ficarão eternizadas na memória de todos os seus clientes e amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *