Ibrahim Abi-Ackel, inspirador de gerações de advogados
Paralelamente à carreira política, Dr. Ibrahim Abi-Ackel construiu uma trajetória de sucesso como jurista de reconhecimento nacional pelo notório saber, competência e seriedade. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Direito Público, foi ministro da Justiça durante o governo de João Figueiredo (1980-1985) e Procurador de Belo Horizonte.
Sócio-Presidente do Conselho do Abi-Ackel Advogados Associados, o jurista segue à frente de uma banca mineira de atuação nacional que congrega uma extensa rede de advogados e parceiros que asseguram uma atuação personalizada nos grandes centros empresariais do país e também no interior dos Estados.
“Assim como a carreira política, a atuação jurídica sempre me reservou grandes desafios e vitórias. No Abi-Ackel Associados já são décadas de uma construção contínua. Trabalhamos para unir competências e ofertar aos clientes uma consultoria jurídica consistente e de qualidade inquestionável”, enfatiza o jurista.
O escritório trabalha no formato full service, sendo reconhecida sua expertise nas áreas de Contencioso Civil, Contencioso e Consultivo Estratégico, Criminal, Contratos, Direito Ambiental, Direito Bancário e, ainda, Direito das Famílias e Sucessões, Trabalhista, Energia, Telecomunicações, dentre outras. Com fluxos exclusivos, a banca faz o uso aplicado de dados e análises e raciocínio sistemático que permitem assegurar os melhores resultados para os clientes. Além dos contratos contínuos, alguns já de décadas, também atende demandas específicas.
Sendo amplamente reconhecido com um dos maiores oradores da história do Brasil, Abi-Ackel notabilizou-se desde o início da carreira como exímio advogado no tribunal do júri. Seu notável conhecimento jurídico, aliado ao raro dom da oratória logo o singularizou como uma das maiores autoridades em direito penal no país. Esse reconhecimento aumentou ainda mais quando, na década de 1980, na qualidade de Ministro da Justiça, promoveu ampla reforma e modernização da legislação penal e processual penal.
A busca da modernização sempre foi uma das marcas da trajetória do Dr. Ibrahim. E é isso que ele aplica e ensina no Escritório.
Focado nos clientes, o escritório sempre investiu em modernas tecnologias que afiançam procedimentos internos seguros para entregar uma advocacia agregadora, criativa e eficiente. “A advocacia de extrema qualidade, na modernidade, precisa estar alinhada com a identidade do cliente, para estabelecer uma atuação propositiva estruturada compatível com os valores do negócio e a visão de futuro da empresa”, destaca Dr. Abi-Ackel.
Completando o quadro de sócios e o comando da banca, estão Loyanna Menezes e Marco Túlio Dias. A Sócia-Diretora Executiva é advogada e especialista em Gestão de Pessoas pela FGV/Ohio University e membro do Programa de Formação de CEOs da FGV SP/Stanford e Formação de Conselheiros da Fundação Dom Cabral (FDC). Loyanna lidera a equipe de mais de 100 profissionais e uma extensa rede com mais de 500 parceiros que atuam nos mais variados mercados. Já Dias, Sócio-Diretor Operacional, é advogado corporativo, mestre em Direito, que atua nas esferas contratual, societário, cível, bancário, securitário, imobiliário e consumerista, com vivência no atendimento jurídico consultivo e contencioso de grandes grupos econômicos.
Segundo Dr. Abi-Ackel, a Banca sempre foi uma incubadora de grandes talentos, tendo por ela passado grandes nomes da advocacia e profissionais que hoje exercem cargos na magistratura e no Ministério Público.
Homenagens
Pela sua atuação, Dr. Ibrahim Abi-Ackel recebeu inúmeras condecorações nacionais e de países estrangeiros. Pertence ao Instituto dos Advogados do Brasil, de Minas Gerais e de Brasília, ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e, em maio deste ano, tomou posse na cadeira nº 17 da Academia Mineira de Letras, como forma de reconhecimento à expressiva contribuição para a literatura jurídica brasileira.
Aliando o talento jurídico ao literário, é autor de mais de uma dezena de obras. São elas: Rui e o Civilismo (1959), O Código Tributário em Face da Constituição (1960), A Imunidade Tributária das Autarquias Federais (1961), A Questão do Iate Golfe Clube de Minas Gerais (1961), Poder Exercido por Particular em Bem Público Dominial (1961), O Tombamento da Serra do Curral (1962), Bernardo Pereira de Vasconcelos e Seu Tempo (1980), A Questão da Violência e da Criminalidade (1981), As Diretrizes Básicas da Reforma Eleitoral (1981), Criminalidade e Violência (1981), Reforma Penal (1981), Projetos de Reforma Penal (1983) e A História de Minas Revisitada (1985).
Sucessão
Ibrahim Abi-Ackel é pai do advogado e deputado federal, Paulo Abi-Ackel (PSDB/MG), e avô do desembargador Henrique Abi -Ackel Torres, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).