VILA RICA, onde todo o passeio é marcante!
VILA RICA, onde todo o passeio é marcante!
Sinta os caminhos de Ouro Preto, cidade que conta a história de Minas, e siga as trilhas das belezas históricas e naturais!
Fotos: Ane Souz
Ouro Preto, em Minas Gerais, é um destino que atrai olhares do mundo todo. A cidade que foi a primeira do Brasil a receber o título de Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco fica a 100 km da capital mineira, e é parte da Estrada Real, maior rota turística brasileira. A cidade resguarda a arquitetura colonial do século XVIII, obras do Barroco Mineiro com os entalhes e esculturas de Aleijadinho e pinturas do Mestre Ataíde, e representa fortes momentos da história do Brasil como a Revolta de Vila Rica e a “Inconfidência Mineira”, além do movimento literário arcadismo, onde suas pontes, praças e esquinas são cenários para poemas, romances e epopéias de Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manoel da Costa
Este destino incrível preserva história, cultura e arte. As ladeiras de Ouro Preto possuem pontos turísticos que remetem ao Ciclo do Ouro. Cada canto da cidade é especial, da sede e centro histórico aos distritos é um encanto só!
O município tem construções seculares com fachadas convidativas para poses instagramáveis. Nos charmosos restaurantes e bares da cidade, os visitantes podem desfrutar de pratos saborosos da típica comida mineira, bem feitinha e nutritiva: tutu, frango com quiabo, ora-pro-nóbis, feijão tropeiro, costelinha, couve refogada, feijoada, entre outras delícias. Além de sobremesas de não saber como parar de comer: doce de leite, goiabada cascão, pé de moleque, tudo feito com carinho e cuidado. E tudo isso pode ser acompanhado de uma boa música ao vivo com vista para as montanhas, no fim de tarde com rodas de conversas e olhares para o pôr do sol.
Pela cidade, o visitante percorre por cafeterias, com café coado e pão de queijo, tudo nos moldes artesanais, cachaçarias em diversos pontos do centro e distritos, além das cervejarias artesanais. Em alguns lugares, é possível visitar alambiques e a torrefação de cafés.
Muitos meios de hospedagem possuem cenários atraentes e aconchegantes, com espaços para famílias, casais e mochileiros. Tudo isso pode ser encontrado no centro histórico, nas ladeiras e nos distritos com ambientes românticos, rústicos, spa, piscinas, natureza e também luxuosos.
Para quem busca a paz e passeios ao ar livre e aventura, nas serras de Ouro Preto muitas atividades são encontradas, como trekking, tirolesa, escalada e até passeios de caiaque. Acompanhados de um cenário do interior que a tradição mineira oferece: panelas de pedra, fogão a lenha e o ventinho frio da serra.
As ruas do centro oferecem shows e atrações e atividades artísticas para todas as idades, sempre tem um local com entretenimento, além de lojas e feiras de artesanatos de trabalhos manuais da comunidade da sede e distritos.
Ouro Preto recebe turistas durante todo o ano e, em cada época o cenário se diversifica de acordo com o clima. A cidade também se destaca com os eventos tradicionais como o Carnaval, considerado um dos melhores carnavais de rua do interior do país, e a Semana Santa, com as ritualísticas festas religiosas que ocorrem nas igrejas de arquitetura barroca. Com procissões e figuras bíblicas e os famosos tapetes de Corpus Christi que enfeitam e colorem as ruas.
Os hotéis vêm mantendo uma ocupação de 55%, nesses meses de férias, com um crescimento de 20% após a retomada do turismo e o avanço da vacinação da população. Espera-se, entre os dias do Carnaval, uma movimentação de 80% a 90% nos leitos de hotéis. A expectativa é que os visitantes venham aproveitar a cidade de outras formas. Como não haverá carnaval de rua, o movimento turístico será mantido, contando com os atrativos abertos para receber os visitantes. Esta é uma boa época para visitar e conhecer Ouro Preto, pois a cidade vai estar mais aconchegante e os turistas poderão desfrutar de uma boa cozinha mineira e de nossa hospitalidade!
Para conhecer os atrativos é sempre bom ter o mapa, que você pode baixar pelo celular acessando o site de turismo da cidade: turismo.ouropreto.mg.gov.br.